As Olimpíadas de Paris encerraram-se ontem, 11, em uma cerimônia no Stade de France, com um feito histórico para o esporte brasileiro. Pela primeira vez, o Brasil enviou uma delegação com mais mulheres do que homens para a competição, e as atletas femininas foram as grandes responsáveis pelo sucesso do país nos jogos.
Das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil, 12 vieram das mãos das mulheres. Além disso, os únicos ouros do país foram garantidos por Bia Souza no judô, Rebeca Andrade na ginástica, e pela dupla Duda e Ana Patrícia no vôlei de praia.
Além disso, Rebeca ainda garantiu duas pratas, enquanto Tatiana Weston-Webb se destacou com a medalha de prata no surfe. O bronze foi conquistado por Rayssa Leal no skate, Larissa Pimenta no judô e Bia Ferreira no boxe.
O primeiro ouro feminino conquistado nos Jogos Olímpicos aconteceu em 1996, quando Jacqueline e Sandra venceram no vôlei de praia. O avanço continuou, e em 2008, o país viu suas primeiras medalhas individuais femininas. Em Tóquio, esse número cresceu, com as mulheres conquistando seis das nove medalhas individuais, aumentando o impacto feminino desde então.