Na agitada política deste primeiro semestre de 2022 na cidade de Cristinápolis, movimentos políticos orquestrados pela oposição local não tiveram o efeito esperado pelos opositores do prefeito Sandro de Jesus (PT). Primeiro a tentativa dos rivais de Sandro de impedir a comemoração da tradicional Emancipação Política do município, gerando revolta na população apesar de não obterem êxito e, segundo, a eleição antecipada para a Mesa Diretora da Câmara Municipal, que recebeu um revés jurídico, favorecendo o prefeito. As duas situações, principalmente da frustrada tentativa de barrar a festa, com direito a vazamento de áudio suspeito de adversários, elevaram a popularidade de Sandro.
Ao supostamente contribuir para a judicialização da festa de Emancipação Política de Cristinápolis, a oposição politicamente errou na mão. A ação foi ao ponto de a justiça determinar que a prefeitura retirasse da programação artistas em que os cachês ultrapassaram os R$ 50 mil, a exemplo de Limão com Mel e Tayrone Cigano. Mas o tradicional evento foi planejado com antecedência e garantido através de emendas parlamentares, fazendo com que o Ministério Público liberasse a sua realização através de uma liminar, tema já abordado na Realce anteriormente.
Na outra decepção dos opositores, as eleições antecipadas para a formação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cristinápolis (CMC), para o biênio 2023/2024 receberam a determinação para que fossem suspensas. A juíza local suspendeu imediatamente os efeitos do processo, que viria a reeleger o então presidente do parlamento da cidade, o vereador Adelmo Gonçalo (PT). Apesar de ser correligionário, Gonçalo havia desfeito o alinhamento com o companheiro de partido e atual chefe do Executivo Municipal, e com isso, a sua derrota jurídica foi positiva para Sandro de Jesus.
Em se tratando de um contexto atual de eleições, as tentativas frustradas dos adversários da gestão de Cristinápolis que buscaram enfraquecer o poder decisório e a aceitação de Sandro diante da comunidade, na verdade transformaram-se em dois momentos para que o petista demonstrasse força de articulação, bem como o levou a mobilizar os cidadãos ao seu favor, fortalecendo o seu nome na região. A partir desses cenários, é nítido que os inimigos de Sandro estão saindo ótimos marqueteiros políticos para ele.