A Realce prepara um raio-x dos mandatos dos 8 deputados federais de Sergipe- Valdevan Noventa (PL) estará entre eles e Márcio Macêdo (PT), pelo pouco tempo de exercício, fica de fora da série, que terá teasers nas redes sociais e reportagens detalhadas nas novas versões impressa e digital do veículo que começam a circular em agosto.
A revista iniciará com Bosco Costa (PL), que além de ter sido o deputado federal que mais destinou recursos para o estado na atual legislatura, também foi o que mais defendeu pautas relacionadas as mulheres.
Ao todo, nos últimos quatro anos, o deputado e pré-candidato à reeleição criou mais de uma dezena de projetos destinados à proteção, reparação financeira e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, assédio e importunação sexual.
Pagamento de multa por parte do agressor, apoio psicológico à mulher atleta vítima de agressão ou assédio e reserva de um terço das vagas para mulheres na administração de ONGs são algumas das propostas em trâmite.
Bosco também criou propostas que alteram leis vigentes, a fim de combater a impunidade dos agressores e promover a segurança das vítimas, como é o caso dos PLs 1787/2021, 505/2020 e 5419/2019, que aplicam medidas protetivas de urgência contra autores de violência doméstica, estendem a proteção contra perseguição obsessiva e enrijecem a legislação sobre violência patrimonial.
Além de se empenhas em ações que visam promover a segurança e proteção das mulheres, o deputado também elaborou projetos de incentivo ao crescimento profissional, como o PL 5355/2019 que isenta impostos sobre automóveis para mulheres que sofreram violência e utilizam veículo em sua atividade laboral e o PL 4474/2019, que dá preferência a pessoas de sexo feminino em cargos da administração pública voltados ao atendimento de mulheres.