Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), divulgado na plataforma Quem Foi Quem, João Daniel votou de modo favorável à classe trabalhadora em todos os 20 projetos que afetaram a categoria. O levantamento reafirmou o compromisso do deputado com as lutas sindicais de todo o país.
Dentre os principais posicionamentos, o parlamentar foi contrário ao congelamento de salários dos servidores, contra a flexibilização das relações de trabalho e reformas trabalhistas e foi desfavorável à reforma da previdência.
O deputado se destaca ainda mais quando comparado aos outros congressistas de Sergipe, a exemplo de Fábio Mitidieri e Gustinho Ribeiro, que foram contra os trabalhadores em 100% das votações. Além deles, nomes como Fábio Reis e Laércio Oliveira também demonstraram alto percentual de votos negativos, com 88, 89% cada.
A metodologia utilizada no estudo é de natureza qualitativa e tem por base a percepção do DIAP acerca de temas que afetam diretamente a vida do trabalhador. Já o Quem Foi Quem, plataforma onde os dados são disponibilizados, é uma iniciativa apoiada pelas centrais sindicais que visa estimular a participação política e o voto consciente, além de permitir ao eleitor conhecer como atuaram seus representantes no Congresso Nacional.