O prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira (PSD), abandona campanha de Yandra de André (União Brasil) e fecha acordo com Thiago de Joaldo (PP) para deputado federal. Segundo fontes da Realce, a decisão surgiu pela falta de segurança do prefeito na vitória da filha de André, já que o prefeito tem receio de ficar sem um aliado na Câmara Federal.
Iggor sempre foi aliado de Moura, porém, a desistência repentina do ex-deputado abalou a confiança do prefeito, que vê maior chance de sucesso na campanha de Thiago em função do ex-secretário de educação vim fortalecendo suas bases eleitorais em todo o estado. A notícia não foi bem recebida por André, que apesar de ter ficado extremante frustrado com a mudança de Iggor, já articula para trazer de volta o antigo aliado, que chegou a ser seu assessor na Câmara dos Deputados quando perdeu as eleições de 2012 em Poço Verde.
Com apoio da base bolsonarista, Rodrigo Valadares (União) foi o principal beneficiado com a desistência de André, embora seu principal concorrente, Fábio Henrique (UB), também tenha obtido vantagem na fragilidade que se encontra o projeto federal de AM. Com um partido forte, que conta ainda com Toinho Nery, que poderá ser uma supresa, o UB se mostra num cenário incerto para Yandra.
Já o PP de Thiago corre sérios riscos de não eleger nenhum deputado federal, especialmente por não poder contar com toda a base eleitoral de Laércio, que fez dobradinhas com vários candidatos à Câmara de outras siglas. Apesar dos entraves, Thiago de Joaldo espera se tornar o maior nome do partido na disputa. E este é o ponto que a classe política questiona sobre a insegurança de Iggor, já que Thiago também enfrentar dificuldades para se eleger.
No jogo político, os benefícios alinhados antes das concretizações dos acordos ficam a sete chaves e, mesmo com as fontes seguras, só saberá dos reais motivos, o que realmente incentivou essa possível mudança, as partes envolvidas nele.