Após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) rejeitar a candidatura da vice-governadora Eliane Aquino (PT) para deputada federal, na tarde desta segunda-feira, 12, por não ter se desvinculado de órgãos estaduais em tempo hábil para as eleições, o Partido dos Trabalhadores deve concentrar todas as forças na campanha de João Daniel (PT) para manter pelo menos um representante por Sergipe na Câmara Federal.
Com a impugnação da colega de partido, a campanha do parlamentar deverá ganhar força total, uma vez que o PT-SE junto aos seus aliados trabalharão exclusivamente em prol da vitória de João no pleito eleitoral para não correr o risco de ficar sem representante na Câmara. Com Eliane, a expectativa era de que o PT elegesse dois deputados federais. Agora, segundo analistas políticos, será apenas um.
Além das lideranças políticas, o deputado conta com apoio de movimentos sindicais, juvenis e agrícolas por todo o estado, pois é o único federal do estado a destinar recursos, participar ativamente da militância em manifestações em defesa das classes populares, além de ter sido o único deputado sergipano a votar 100% a favor da classe trabalhadora, segundo levantamento do Diap.