A vinda a Sergipe do candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quinta-feira, 13, que obteve no estado 828 mil votos no primeiro turno, deve ter consolidado a vitória de Rogério Carvalho (PT) na disputa do segundo turno ao Palácio dos Despachos.
Na caminhada pelas ruas da capital sergipana, os petistas arrastaram uma multidão, provando o favoritismo de ambos no estado, como já havia sido mostrado no primeiro turno. Lula também foi incisivo ao pedir votos casados para presidente e governador.
No dia 2 de outubro, Lula venceu em todos 75 municípios sergipanos, com 63,82% dos votos válidos (828.716), ao todo, contra 29,16% dos votos (378.710) do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), conforme apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já no cenário local, Rogério apenas ficou atrás de Francisquinho (PL) que teve 457.922 votos. O senador cravou 338.796 votos, enquanto que Fábio Mitidieri (PSD) amargou o terceiro lugar com 294.936 votos, mesmo numa busca incansável em associar sua imagem a do ex-presidente, recuando em dois momentos: quando foi barrado pela justiça e quando viu a oportunidade de captar os votos bolsonaristas descarregados em Valmir, agora fora da disputa.
Com fortalecimento da campanha de Rogério nesse intenso apoio de Lula no segundo turno, visando eleger o maior número possível de chefes dos Executivos estaduais, o senador deverá obter êxito e ser eleito governador no próximo dia 30.