O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, retorna a presidência da República após vitória acirrada, neste domingo, 30. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 99,99% das urnas apuradas, Lula venceu com 50,90% dos votos válidos contra 49,10% do mandatário atual, Jair Bolsonaro (PL).
Lula, de 76 anos, chega ao poder depois de 12 anos desde seu último mandato, em 2010. Quando assumir, em janeiro de 2023, ele terá 77 anos e será o mais velho ocupante do cargo na história. Esta também será sua terceira passagem pelo governo, que liderou em dois mandatos (2003-2010).
Em 2018, o petista chegou a colocar o nome na disputa pelo Planalto, mas decisões da Operação Lava Jato o retiraram da disputa, sendo preso posteriormente. Em 2021, o STF reverteu decisões proferidas pelo ex-juiz Sergio Moro e Lula voltou a ser elegível.
Com retorno de seus direitos políticos, Lula passou a jornada eleitoral vendendo a ideia de uma volta ao passado, quando a economia mundial era outra e favorável ao Brasil.
Seu governo teve como principais marcas a manutenção da estabilidade econômica e a redução da pobreza e da desigualdade social. Além disso, sua gestão registrou a maior média de crescimento do PIB em duas décadas, de em torno de 4,1%.