O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), afirmou que os votos do maior colégio eleitoral de Sergipe, a capital sergipana, foram decisivos para a vitória do candidato do seu grupo, Fábio Mitidieri (PSD), eleito governador no último domingo, 30.
“Notoriamente, Aracaju decidiu a eleição, porque se você olhar o resultado eleitoral nas 74 demais cidades do Estado, fora a capital, a votação de Fábio perde por 25 mil votos pro candidato do PT, mas ganha em Aracaju com 66 mil votos de diferença, o que dá os 41 mil votos decisivos para a nossa vitória”, disse o gestor.
Segundo Edvaldo, mesmo com os 58% dos votos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capital, a população escolheu as propostas do candidato governista, e não o do petista, Rogério Carvalho (PT).
Questionado sobre o por quê o aracajuano não pensou assim no primeiro turno e deu vitória a Rogério sobre Fábio, Edvaldo cita um elemento central da presença de Valmir de Francisquinho (PL) no apoio a Rogério, o que foi considerado, segundo analistas, como o principal fator para derrota do petista.
Para ele, Valmir também foi o ponto principal para que Mitidieri fosse derrotado no primeiro turno. O ex-prefeiro foi o candidato mais votado e tinha chances claras de vitória para ser o governador do estado. Porém, decisões judiciais e supostas perseguições políticas o tiraram da disputa.