O pleito de 2022 ficou marcado na história política sergipana por um levante popular que levou Valmir de Francisquinho (PL) e Emilia Corrêa (Patriotas) ao topo do cenário eleitoral, deixando cravado seus nomes em destaque para as eleições municipais de 2024 e demais disputas posteriores.
Foi neste ano, quando ocorreu uma grande ascensão da oposição, que ambos se fortaleceram ainda mais entre o eleitorado, ganhando a esmagadora maioria dos votos no primeiro turno. A chapa, encabeçada por Valmir, teve 457.922 da preferência dos sergipanos, deixando claro que era o lado mais forte da disputa. Porém, devido a decisões judiciais e à força da máquina, Emília e Francisquinho não puderam ser os candidatos escolhidos pelo povo.
Apesar disso, o cenário de perseguição apenas os fortaleceram, principalmente à Emília, que de forma autêntica e convicta manteu a neutralidade no segundo turno, sem apoiar nenhum dos seus adversários. Assim, a vereadora da capital saiu gigante do pleito de 2022, com grande possibilidade de vitória se disputar as eleições municipais de 2024.
Mesmo sem confirmação, a parlamentar tem afirmado em entrevistas “que está preparada e que se for da vontade de Deus e do povo ela está e estará sempre pronta para todo e qualquer desafio”, dando a entender que irá sim fortalecer o trabalho da oposição no próximo pleito, com uma possível candidatura na disputa à Prefeitura de Aracaju.
É evidente que os caciques da política tentarão minar o projeto da vereadora, mas não terão uma tarefa fácil. Afinal, a última eleição provou que as redes sociais são o canal em que a população avalia de perto cada nome e o escolhe de forma independente.