Com uma safra recorde de 887.178 toneladas, a produção de milho em Sergipe cresceu 17,5% em 2022, em relação ao ano anterior, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro de 2022.
Entre os investidores em Sergipe, que ajudaram a concretizar esse crescimento está o produtor do município de Frei Paulo, Josivaldo Goes dos Passos, de 52 anos, que atua no plantio do milho há 25 anos.
Segundo ele, cerca de 10 funcionários trabalham focados na produção do milho, em propriedades nos municípios de Frei Paulo, Pinhão e Carira e essa equipe costuma ser ampliada durante o período de colheita.
Para expandir o plantio de milho, que atende a demanda de clientes dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Sergipe, Josivaldo, que também atua como pecuarista e avicultor, investiu em uma linha de crédito do Banco do Nordeste (BNB) e hoje possui cerca de 1.100 hectares destinados ao plantio do grão, uma área que corresponde a cerca de 1.000 campos de futebol.
Com o foco na expansão dos negócios ele destacou que o aporte investido foi gasto com maquinários e tecnologia para o plantio do milho, que representa 52% da produção agrícola do estado.
Segundo dados do Banco do Nordeste (BNB), sobre os financiamentos para a cultura de milho em Sergipe foi registrado um aumento no volume de operações entre os anos de 2021 e 2022.
Com informações do G1.