Em seu terceiro mandato como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu generosos espaços políticos para lideranças sergipanas, que estão chamado a atenção do país para a menor unidade da Federação: o primeiro-secretário do Senado Rogério Carvalho; o deputado federal João Daniel; a secretária nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino; e o ministro Márcio Macêdo.
No entanto, o peso político que Sergipe ganhou nos últimos anos não aconteceu apenas com a chegada de Lula na presidência. O protagonismo vem sendo construído desde as últimas eleições em que os petistas foram ganhando destaque no Congresso Nacional e no cenário local, com grande força nas disputas ao Palácio dos Despachos, por exemplo.
A renovação de Lula na liderança apenas acabou frutificando ainda mais a chegada dos sergipanos ao alto patamar da política nacional, ao considerar que Rogério e João Daniel já transitavam e se destacavam em seus mandatos como senador e deputado federal, respectivamente, marcados pela defesa do trabalhador, desenvolvimento social e movimentos populares.
Agora, como um dos fiéis escudeiros de Lula no Senado, Rogério assumiu mais uma importante função na Casa. O sergipano foi eleito, na última quinta-feira, 2, como o primeiro-secretário, segundo cargo mais importante, compondo assim a nova Mesa Diretora.
Enquanto isso, na Câmara, João Daniel segue como um dos principais articuladores do governo, além de encabeçar a oposição do partido em Sergipe, onde preside a executiva estadual da sigla.
Além deles, outros nomes protagonistas são Eliane e Márcio. Anteriormente, o presidente Lula já havia nomeado Macedo como ministro da Secretaria-Geral e Aquino para diretora da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc).