A 6a fase da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal (PF), que apura envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, cumpriu nesta terça-feira, 14, oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão. A casa do itabaianense Luciano Oliveira dos Santos, conhecido como Popó Bolsonaro, foi alvo da ação, em Sergipe.
Pouco mais de um mês após os atos, o sergipano segue preso em Brasília e, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF, ele está custodiado no Centro de Detenção Provisória II. Assim como outros envolvidos, o bolsonarista teve a prisão temporária convertida em preventiva, depois de passar por uma audiência de custódia.
Todas as medidas da operação desta terça foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e também estão sendo feitas em Goiás, Minas Gerais, Paraná, e São Paulo.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.