A ex-secretária de Agricultura do Estado, Rose Rodrigues, foi anunciada nesta segunda-feira, 27, para o comando da Diretoria de Desenvolvimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Para a direção nacional o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, anunciou o engenheiro Cesar Aldrighi como presidente da autarquia.
O anúncio foi feito em meio à pressão de movimentos ligados à luta do campo pela nomeação, após o Planalto recuar na indicação da sergipana, o que gerou incômodo entre movimentos sociais e sindicais.
A grande expectativa era que Rose pudesse ser o nome para presidir o órgão, já que era a opção preferida do MST, possuindo historia ligada aos movimentos populares, especialmente nas causas voltadas à reforma agrária, além de uma vasta experiência em gestão pública. Mais de 30 entidades já haviam se manifestado em favor da sergipana.
Amanhã a Realce trará mais informações sobre as movimentações que levaram o ministro a tomar a decisão de hoje sobre o comando da autarquia.