Em um grupo que as chances de obter êxito nas eleições 2024 já são comprovadamente pequenas, conforme pesquisas de consumo interno e análises das últimas eleições municipais, a válida rebeldia da ex-deputada Goretti Reis (PSD) reduz ainda mais a possibilidade de vitória de seus sobrinhos, Sérgio e Fábio Reis (PSD), em Lagarto, no próximo ano.
O clima tenso tem prevalecido entre os Saramandaias, principalmente, diante das constantes declarações da tia de Fabio e Sérgio, que força uma candidatura a prefeita do município em 2024.
Apesar de ser validada conforme o suposto acordo feito pelo agrupamento nas últimas eleições, para que ela retirasse sua candidatura para deputada estadual e recebesse apoio em 2024, a decisão de Goretti afeta drasticamente o grupo dos Reis, que já não tem uma condição nada agradável no cenário local para o páreo.
Com a insistência de Goretti, o grupo mostra desestímulo com a inevitável aniquilação das chances de vitória de seus sobrinhos, Fábio e Sérgio Reis (PSD), contra os Ribeiros, que deverão ter Rafaela Ribeiro como candidata à sucessão de Hilda (Solidariedade).
Nesse cenário, considerando a força dos Bole-Bole, deve ser mantida a velha marca dos Reis, que não ultrapassam a casa dos 22 mil votos no município, enquanto os rivais superam os 30 mil, com parte desses votos indo também para outros líderes.
Ainda há muito que se percorrer até outubro de 2024, no entanto, os analistas políticos veem como irreversível o desgate gerado dentro do alto escalão do grupo e, principalmente, diante de lideranças comunitárias e grandes famílias que costumam ter indicados nas gestões.