Cinco meses após o fim das eleições 2022, o gosto amargo do resultado do pleito em Sergipe ainda perdura para aqueles que foram os mais injustiçados. Claro exemplo é o caso de Emília Corrêa (Patriotas), que disputou ao Palácio dos Despachos como vice e viu seu companheiro de chapa, Valmir de Francisquinho (PL), sendo vítima de um grande tapetão judicial.
De acordo com a vereadora de Aracaju, ficou evidente que não era apenas um problema jurídico, considerando que a questão da elegibilidade de Valmir foi resolvida logo depois do fim do páreo. Cenário que, conforme a parlamentar, favoreceu diretamente o então candidato governista Fábio Mitidieri (PSD).
Para Emília, a saída do favorito na disputa mudou totalmente o rumo das eleições, visto que o governador eleito foi o terceiro lugar, se considerar os números do primeiro turno como resultado.
Na época, as urnas apontavam que, se validados, Valmir iria para o segundo turno, ao lado de Rogério Carvalho (PT), após ter conquistado quase 458 mil votos. Enquanto Fábio, por sua vez, amargaria uma derrota inevitável na terceira colocação. No entanto, inesperadamente, com a saída do ex-prefeito de Itabaiana do páreo após uma grande perseguição política, o governista se safou e, posteriormente, foi eleito governador, numa eleição que, para muitos, foi injusta e com uma grande compra de votos pelos situacionistas.
Mesmo diante de toda situação, Emília demonstra não se arrepender de ter entrado de cabeça na disputa. Para ela, a experiência foi inédita, em que se manteve firme no que acredita. “O que o povo queria não aconteceu. Mas foi bonito de ver. A independência do povo em querer a chapa Valmir e Emília”, frisou a vereadora.
Em entrevista a uma rádio local nesta terça-feira, 21, ela aproveitou para afirmar que pode ter sido um erro do grupo não ter substituído Valmir por seu nome, dada sua situação jurídica. “Talvez tenha sido um erro do grupo. A política não é individual. Abriu mão de ter hoje alguém do grupo no poder, já que a impressão que ficou foi que o nome que fosse indicado estaria no mínimo dificultando e disputando”, ressaltou.