Por Marcos Andrade
Na noite de ontem, 14, uma reunião em Itabaiana que inicialmente pretendia reunir alguns aliados políticos do Senador Rogério Carvalho (PT), acabou se tornando um marco para a oposição em Sergipe. Durante o evento, o prefeito Adailton Souza fez um discurso inspirador destacando a coragem necessária para enfrentar o sistema político vigente e reafirmou seu apoio ao senador. A presença dos prefeitos de outros municípios, que também enfrentam perseguições políticas, fortaleceu ainda mais a união dos líderes opositores.
O ato mostrou uma oposição que se fortalece em um estado marcado por perseguições aos que não estão na base do governo. O MDB, agora sob o comando de Sérgio Gama, também integra esse grupo no âmbito estadual- em Itabaiana fará parte da base do prefeito e de Valmir de Francisquinho. A saída do MDB do comando histórico de Luciano Bispo na cidade serve também como símbolo do fortalecimento da oposição.
Carvalho, que se estabeleceu como o principal nome de oposição no estado, aproveitou a oportunidade para aliviar a pressão da população em relação ao resultado final do pleito de 2022. Segundo ele, “Valmir de Francisquinho não foi o fator que impediu a vitória do povo de Sergipe. A compra de votos e o abuso de poder político e econômico do grupo político atual no poder foram os principais responsáveis por essa situação”.
A reunião que se transformou em um grande evento político, demonstrou uma força e coesão do grupo oposicionista que devem ser decisivas nas próximas eleições. Estiveram presentes os prefeitos Dr. Fabio Costa (Arauá), Alberto Macêdo (Barra dos Coqueiros), Marcos Santana (São Cristovão), Carivaldo Souza (Macambira), Dr Charles (Pinhão), Jeane da Farmácia ( N. S. Aparecida), Adailton Souza (Itabaiana) e Assisinho (Malhador).