O deputado estadual Luciano Bispo (PSD) mudou repentinamente o cenário que já vinha sendo firmado em Itabaiana para as eleições 2024, onde lidera o agrupamento da oposição. Ao contrário do que estava sendo desenhado para a possível candidatura de Edson Passos (MDB), agora o parlamentar tem afirmado a aliados que lançará o empresário Aguinaldo de Verso para o páreo.
A informação é do vereador e radialista Alex Henrique, que informou que Luciano já enfatizou, em conversa informal, que não abrirá mão da candidatura de Aguinaldo. A decisão, no entanto, cai como um balde de água fria no grupo, que já não tinha grandes chances de reverter o cenário da cidade serrana, mas que agora vê cair pelo ralo qualquer possibilidade mínima com a saída de Edson, que tinha boas habilidades comunicativas e que já vinha construindo sua liderança há um bom tempo.
No município, é fato e de senso comum até para os oposicionistas que o prefeito Adailton Sousa (PL) possui grandes chances de ser reeleito, principalmente, diante da aprovação entre os itabaianenses e sua força firmada com o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL), que também é cogitado como candidato do grupo para o próximo ano.
Prova disso são as votações expressivas nos últimos pleitos que os levaram ao poder. Em 2012, por exemplo, Valmir foi eleito com 27.435 votos (53,59%), e reeleito em 2016 com 35.559 votos (65,83%). Já Adailton chegou ao Executivo com 28.853 votos (53,22%) em 2020. Na época, ele derrotou Edson, que obteve 39,19% da preferência do eleitorado.
Os números mostram que, já tendo disputado a última eleição com Adailton, Edson vinha ganhando força para uma eleição futura. Com a mudança, o que lhe resta agora é se aliar a outros nomes, como o vereador David de Nem (PSD), que busca seu espaço na composição. Enquanto que Luciano permanece enfraquecido diante dos situacionistas.