Entidades ligadas ao comércio vão fazer, nesta terça-feira, 16, uma mobilização nacional simultânea em defesa do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Em Sergipe, o Dia S acontecerá a partir das 15h30, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju.
A comitiva percorrerá o Centro Comercial da capital, em direção à Praça General Valadão. Durante o percurso, participantes do ato convidarão a população para que assine o abaixo-assinado em defesa das entidades.
“Além dos empresários e colaboradores, estamos convidando alunos e usuários do Sesc e Senac para participarem dessa DIA ‘S’ em defesa do Sistema, que tem ações relevantes e reconhecidas por toda a sociedade, em prol dos trabalhadores do comércio, na promoção da educação, da saúde e do bem-estar”, destaca Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.
O objetivo dos atos é mostrar os prejuízos causados pela proposta de retirar 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur. As entidades defendem que seja encontrada outra solução para os recursos destinados à divulgação do turismo no exterior. Elas também argumentam que a medida retira repasses destinados a projetos voltados para educação, cultura, assistência social e atendimentos médicos gratuitos.
A retirada de recursos foi aprovada na Câmara dos Deputados pelo Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, e deve ser votado no Senado nesta quarta-feira, 17.