A imprensa nacional repercutiu nesta sexta-feira, 19, o caso de um funcionário de um quiosque do Burger King, no Shopping Jardins, em Aracaju, que diz ter feito xixi nas calças por não poder deixar o posto de trabalho. O vídeo viralizado foi publicado por José Vinícius dos Santos no Instagram no fim da tarde da quinta, 18.
Nas imagens, o jovem, que trabalha para a rede há quase dois anos, detalha as condições de trabalho: “Quero relatar o inevitável, eu acabei de mijar, sim, mijar aqui no quiosque. Porque eu não posso sair daqui, porque se eu sair aqui do quiosque eu levo advertência. A segunda vez, eu levo suspensão. E a terceira eu levo uma justa causa”.
O Burger King lamentou o ocorrido e disse que os envolvidos no caso foram afastados. “Estamos prestando todo o apoio e acompanhando o colaborador. Temos na nossa cultura a prática do respeito com as pessoas em qualquer ambiente e não deixaremos de tomar todas as medidas cabíveis”, diz a rede.
Após ter viralizado nas redes sociais, o vídeo de José também repercutiu na imprensa nacional, sendo divulgado por veículos como o Portal Metrópoles, G1, Uol, O Globo, entre outros.
No twitter, internautas criticaram o Burger King, alegando que o caso trata-se de escravidão. “Esse absurdo acontece em várias empresas!Isso precisa ser mostrado mesmo e denunciado”, disse uma. “Trabalho escravo. Que absurdo! Que ele consiga emprego melhor. Merece muito pq é corajoso ao denunciar esse crime gravíssimo”, comentou outra.