Números expressivos de desaparecimento de crianças e adolescentes em Sergipe acenderam o alerta sobre os cuidados que devem ser tomados por pais e responsáveis. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), somente nos primeiros quatro meses deste ano, 59 casos já foram registrados no estado.
Durante o ano de 2021, foram 112 registros; no ano seguinte, 149; e, ao todo, até 2023, o número chega a 320. Com isso em vista, além de considerar que, no país, 35% das pessoas desaparecidas são crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, conforme o Sinalid 2022, cuidados devem ser tomados para evitar novos casos.
De 2007 a 2016, por exemplo, foram feitos 693.076 boletins de ocorrência por desaparecimentos. Os dados, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em estudo solicitado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, apresentam a gravidade que métodos falhos de segurança causam na realidade dessas famílias.
No entanto, de acordo com o delegado da Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), Ronaldo Marinho, o desaparecimento de crianças e adolescentes, bem como de adultos, é um problema de política pública. “Quando se procura essa criança e não a encontra em casa, na escola ou em qualquer situação semelhante, ela é considerada desaparecida. É preciso ir imediatamente registrar o boletim de ocorrência”, alertou.
Porém, o delegado também chamou atenção para outras situações que podem desencadear o desaparecimento de crianças e adolescente, como conflitos familiares e problemas psicológicos.
Por isso, segundo Ronaldo Marinho, é fundamental estar atento ao comportamento das crianças e adolescentes, já que é através dessa análise comportamental que podem ser identificados sinais de que os jovens podem entrar em situações de desaparecimento.
Dentre as orientações, o recomendado é ensinar às crianças os nomes do pai, da mãe e dos principais cuidadores; ensinar o nome do bairro em que mora e da cidade em que vive; ir à delegacia assim que identificar o desaparecimento, e levar fotos atuais e informações sobre quais roupas a criança ou adolescente vestia, sobre amizades ou detalhes acerca do comportamento.