Golpe contra os servidores públicos e o descaso do governo do Estado com pautas importantes, além das movimentações para as eleições de 2024 e 2026, são destaques no Giro Político especial do feriado desta quinta-feira, 8. Confira a íntegra no site da revista.
Mesa Diretora
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) foi reeleita para o biênio 2025/2027 com apenas uma modificação: o líder da oposição Georgeo Passos (Cidadania) substitui o deputado Paulo Júnior (PV) na 4ª Secretaria. Os demais seguem nos mesmos cargos, assim como Jeferson Andrade (PSD) na presidência.
Mirando 2026
Com estabilidade no comando da Casa Legislativa, Jeferson estaria caminhando a passos curtos para uma possível candidatura a deputado federal em 2026. Informações dos bastidores ainda dão conta de que, além dessa possibilidade, o parlamentar também busca fazer uma boa gestão mirando ser o escolhido do grupo para ser vice do governador Fábio Mitidieri (PSD) na disputa da reeleição.
Alberto Macedo
O nome do atual prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo (MDB), tem ganhado força para reeleição no pleito de 2024, principalmente após o gestor ter se desvinculado do grupo de Airton Martins (PSD) no município. Ele, inclusive, tem mostrado excelente capacidade de articulação nos bastidores.
Violência política de gênero
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe divulgou uma nota de repúdio à fala “desrespeitosa e machista” proferida pelo vereador Professor Bittencourt contra a vereadora Emília Corrêa (Patriotas). Segundo a entidade, a ocasião foi um exemplo nítida de violência política de gênero, ressaltando que tomará providências junto à Procuradoria da Mulher e à Comissão de Ética da Câmara Municipal de Aracaju. “Situação inadmissível que não pode se repedir, ainda mais em um ambiente democrático, regido por um ordenamento jurídico composto por representantes políticos eleitos pelo povo”, pontuou.
Transfobia
A ativista e deputada estadual Linda Brasil (PSOL) acusou o governo de Sergipe de transfobia ao impedir que uma adolescente trans participe dos Jogos da Primavera. De acordo com a parlamentar, mesmo tendo conseguido uma liminar garantindo a participação da atleta no evento, a Secretaria Estadual da Educação resolveu descumprir a decisão judicial. “Isso é uma transfobia institucional. O governo não pode negar o direito de uma adolescente participar do time”, disse.
IPESAÚDE
Mais um golpe contra os servidores foi aprovado na Alese com a conivência da maioria dos parlamentares. Apenas os deputados da oposição, Linda Brasil (PSOL), Marcos Oliveira (PL) e Georgeo Passos (Cidadania) se posicionaram contra a propositura que afeta diretamente os servidores, que passarão a contribuir de 4% para 6%, em um aumento de 50% no percentual. Enquanto que a maioria segue recebendo apenas míseros 2,5% de reajuste.
IPESAUDE II
E como já dizia uma das famosas Leis de Murphy, nada é tão ruim que não possa piorar. A Clínica Santa Sophia denunciou o uso político do IPESAÚDE por a família do governador. Em nota pública, a instituição acusa a gestão de Cláudio Mitidieri de autoritarismo e pede investigação ao Ministério Público.
Fila de espera para cirurgias
Outro ponto negativo da gestão de Mitidieri denunciado na semana é em relação à fila de espera para cirurgias. No estado, quase 5 mil pessoas estão esperando por procedimentos cirúrgicos e o governo federal já liberou R$ 2 milhões para tentar resolver o problema. Vale lembrar que o governador prometeu um mutirão para reduzir as filas, mas até o momento, assim como em outras promessas de campanha, não foram tomadas ações efetivas nesse sentido.
Mercado de trabalho
Um terço da população sergipana, o equivalente a 400 mil pessoas, está desempregada ou sendo subtilizada pelo mercado de trabalho no estado. É o que revela uma pesquisa do economista e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Kleber Fernandes de Oliveira. O estudo do também aponta que 175 mil jovens não trabalham e nem estudam no estado.
Mercado de trabalho II
Considerando não somente essa situação como também a questão socioeconômica em todo o país, o governo federal lançou um programa para estimular as empresas a contratarem pessoas inscritas no Cadastro Único. Em Sergipe, a construtora JFilhos, os shoppings Prêmio e Praia Sul, e as lojas Fasouto, aderiram a parceria para integrar ações e captar vagas para a qualificação e para a inserção das pessoas em situação de vulnerabilidade social e sem acesso a renda no mercado do trabalho.
Sukita
O ex-prefeito Manoel Sukita (PT) anunciou que encabeçará uma chapa como candidato a prefeito de Capela, tendo como vice Astrogildo da Farmácia. Ele já havia declarado sua pretensão para voltar à prefeitura do município, considerando que juridicamente está apto a disputar as eleições novamente.
André David
O delegado André David (Republicanos) continua firme como candidato a prefeito de Estância pelo União Brasil e o seu nome circula como “forte” junto ao eleitorado. Ele, inclusive, pode ter como vice Ivan Leite.
UB e PT
Assim como vem acontecendo em Sergipe, onde a militância petista não achou de bom tom ter entregado a Codevasf para o grupo político de um dos maiores carrascos do partido, André Moura (UB), rixas entre integrantes do primeiro escalão do Planalto e líderes do Congresso, na Bahia e no Maranhão, por exemplo, são mais um obstáculo para a articulação política do presidente Lula, que busca manter a governabilidade com o Legislativo. Apesar disso, a gestão tem conseguido atenuar a situação.