Após quase dez meses desde o fim das eleições de 2022, os dois adversários do segundo turno continuam em uma acirrada disputa pelo eleitorado sergipano. Rogério Carvalho (PT), que agora lidera a oposição em Sergipe, enfrenta Fábio Mitidieri (PSD), o atual governador e, naturalmente, líder da situação.
Mesmo com o término do pleito do ano passado, é evidente que a rivalidade entre os dois não se dissipou, como aponta o cenário político atual do estado.
Rogério mantém uma postura coerente na oposição, sendo leal aos seus mais de 586 mil votos, realizando cobranças contundentes e críticas à gestão, ao mesmo tempo em que preserva a responsabilidade inerente ao seu cargo, com republicanismo. Enquanto isso, o grupo governista utiliza estratégias agressivas para minar a influência do petista.
O grupo situacionista está se movimentando a todo vapor para impedir a possível candidatura de Rogério nas eleições de 2026, para não correr riscos de perder o comando do estado. Uma clara estratégia em andamento é a tentativa de formar um blocão, que inclui o ministro Márcio Macedo (PT), uma das forças petistas em Sergipe. Esse movimento busca uma reaproximação com o PT, mesmo diante da postura da sigla que busca se manter firme na oposição ao governo estadual, com o objetivo de mitigar a força política de Rogério e seu grupo.