Os bastidores da política sergipana tiveram um dia agitado ontem, 21, com um encontro entre 15 vereadores de Aracaju e o ex-deputado federal André Moura (UB) para debater sobre as eleições 2024 e possivelmente firmar um acordo. Assim foi propagado por aliados.
Dentre os vereadores presentes estavam Nitinho Vitale (PSD), Pastor Diego (PP), Ricardo Vasconcelos (Cidadania), Sheyla Galba (Cidadania), Breno Garibalde (UB), Cícero do Santa Maria (Podemos), Isac (PDT), Sgt. Byron (Republicanos), Pastor Eduardo (Republicanos), Binho (PMN) e Soneca (PSD).
Destes 15, conforme informações exclusivas que chegam à Realce, 10 vereadores pretendem seguir com Fábio Mitidieri (PSD) e André, enquanto cinco têm planos de seguir na oposição.
Dentro do grupo, já há, inclusive, uma discussão sobre possíveis candidaturas e nomes a serem apoiados. Nitinho propaga que quer ser candidato a prefeito, no entanto, informações de pessoas próximas ao vereador são de que ele pretende disputar ao Legislativo novamente e voltar à presidência da Câmara.
O cenário atual também evidencia um certo distanciamento entre líderes governistas. Nitinho, um nome forte do PSD de Mitidieri, mostra a divisão no grupo governista. Enquanto o governador adota uma postura de neutralidade em público, informações internas indicam que ele almeja um aliado do PSD na disputa, o que poderia contradizer o acordo com o atual prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Esse descompasso poderia culminar em conflitos públicos mais explícitos entre ambos do que os que ocorreram em 2022, potencialmente levando a um rompimento definitivo.
Nos bastidores, inclusive, especula-se sobre quando Mitidieri e Edvaldo poderiam tornar público o rompimento, indicando que as tensões estão crescendo e poderiam chegar a um ponto de ruptura mais cedo do que é esperado.