A Polícia Federal em Sergipe realizou, na manhã desta sexta-feira, 1º, uma operação de busca e apreensão na cidade de Aracaju com o objetivo de investigar a disseminação de informações falsas durante a campanha eleitoral de 2022 para o Governo do Estado.
O foco da investigação recai sobre a manipulação de um áudio que teve ampla divulgação em rádio e televisão, com supostas declarações de Lula (PT) criticando o então candidato a governador, Rogério Carvalho (PT). A gravação pretendia colocar em dúvida o apoio do presidente à candidatura do senador.
Na gravação, que foi inicialmente veiculada por um programa radiofônico, Lula supostamente afirmava: “Não vai votar. Não vai votar porque o Rogério não toma iniciativa de acreditar na sua própria política, sabe. É preciso fazer uma alto crítica. Eu, sinceramente estou constrangido. Não adianta brigar… para ser candidato a governador de Sergipe.”
No entanto, após análise de especialistas, ficou claro que o áudio era resultado de uma edição manipulada, com o intuito de disseminar uma informação falsa entre a população sergipana e prejudicar o candidato petista ao governo.
A operação da Polícia Federal, denominada “Operação Dublê”, teve autorização da Justiça Eleitoral e visa apreender arquivos digitais que possam fornecer evidências relacionadas à manipulação do áudio em questão. Durante a ação, foram apreendidos um celular e um computador pertencentes ao investigado.
As investigações agora concentram-se na análise minuciosa desses dispositivos eletrônicos, com o objetivo de esclarecer a extensão da manipulação do áudio e identificar eventuais cúmplices envolvidos no incidente.