Circulam informações na imprensa sobre a identificação do suspeito investigado pela Polícia Federal em Sergipe na Operação Dublê, deflagrada nesta sexta-feira, 1º. O indivíduo em questão é identificado como Rodrigo Leão, que ocupava um cargo de comissão no Governo do Estado, durante a gestão de Belivaldo Chagas (PSD).
Segundo o portal Fan F1, a denúncia partiu da assessoria jurídica do Partido dos Trabalhadores (PT), que apresentou um laudo à Polícia Federal, contendo a identificação do autor da manipulação de um áudio contra o então candidato na campanha eleitoral de Sergipe, Rogério Carvalho.
No áudio em questão, havia uma suposta crítica de Luís Inácio Lula da Silva (PT) ao senador Rogério Carvalho, em uma tentativa clara de colocar em dúvida o apoio do atual presidente à candidatura do sergipano.
Trechos do laudo apontam detalhes técnicos sobre o processo de edição do áudio: “Todo o processo de edição foi realizado usando o software profissional Adobe Premiere Pro 2022.0 (Macintosh), com o arquivo de projeto sendo denominado “Lula rogerio n.prproj”. O arquivo estava no momento da criação acondicionado na pasta de projeto “Belivas/Lula rogerio não”, pasta essa de acesso ao usuário denominado em sistema por “rodrigoleao”. O processo de edição envolveu pós-produção, tipicamente utilizado com o objetivo de deixar as edições mais realistas e mais difíceis de serem percebidas. Sendo utilizados quatro arquivos de áudio, sendo dois deles para ambientação de ruído de fundo.”
Durante a campanha eleitoral, Carvalho entrou com algumas ações legais contra a coligação do governador Fábio Mitidieri e, ao término das eleições, reiterou em entrevistas que teria sido vítima de disseminação de fake news, que afetaram o cenário político de Sergipe e, até mesmo, o resultado das eleições.