Os profissionais de enfermagem de Sergipe estão se preparando para a eleição que definirá a nova diretoria do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do estado nos dias 1 e 2 de outubro.
A eleição permitirá que a categoria escolha seus conselheiros efetivos e suplentes por meio do voto direto, pessoal, obrigatório e secreto. Este processo eleitoral será conduzido virtualmente através do portal de votação disponibilizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
O voto é secreto, individual e intransferível. Vale lembrar também que a participação é obrigatória para os profissionais da área de enfermagem, conforme a lei de criação dos conselhos, com multa para quem não votar.
Ao contrário de ter uma composição predefinida, os conselheiros eleitos pelo colegiado terão a responsabilidade de escolher a diretoria, incluindo o presidente, vice-presidente e tesoureiro, que sairão dos quadros de enfermeiros, técnicos e auxiliares.
Com cerca de 33 mil profissionais de enfermagem em Sergipe, esta eleição é vista como uma oportunidade importante para a categoria influenciar a gestão do Coren e assegurar a representatividade de suas vozes.