As recentes declarações do deputado federal Fábio Reis (PSD) sobre o secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto (PDT), têm agitado os bastidores políticos em Aracaju, levantando uma série de questionamentos sobre a estratégia do fogo amigo contra o pré-candidato de Edvaldo Nogueira (PDT) para as eleições 2024.
As duras críticas do parlamentar feitas na última quinta-feira, 28, contra o secretário evidenciaram a estratégia do PSD para enfraquecer Luiz Roberto, que é um potencial pré-candidato apoiado por Nogueira. As informações que chegam à redação são que houve um mal estar nos grupos do prefeito e do governador.
A Realce trouxe análises ainda em 2022 que Mitidieri dificilmente cumpriria o acordo com Edvaldo e tentaria emplacar candidatos do PSD. Numa articulação minuciosa, para não ser carimbado como traidor, o governador libera aliados frequentemente para promover desgates à gestão municipal, surgindo posteriormente para apagar os incêndios que ele próprio criou. O último caso ficou explícito, já que Luiz Roberto obteve crescimento considerável, segundo pesquisas de consumo interno- nos próximos dias, a revista trará um levantamento exclusivo em Aracaju para confrontar os dados.
É importante ressalvar que o nome preferido do PSD é o da deputada federal Katarina, apesar do grupo ter tentado emplacar o ex-governador Belivaldo Chagas, numa estratégia ‘Cavalo de Tróia’, com objetivo de fortalecer o partido para a escolha, levando nomes como a própria Feitoza e Nitinho Vitale.
Além dos possíveis candidatos do PSD, há outros nomes da base aliada que estão no páreo, como Danielle Garcia (Podemos), Fabiano Oliveira (PP) e, para confundir mais as disputas desfavorecendo Edvaldo, André Moura (UB) coloca o nome de Yandra Moura (UB) à disposição. No entanto, no caso de AM trata-se apenas de uma estratégia para fortalecer seu alinhamentos para 2026 e, de acordo com fontes ligadas ao União Brasil, a atuante deputada federal tem possibilidades de disputar as eleições de 2024 apenas em Nossa Senhora do Socorro.