A Revista Realce realizou mais uma pesquisa, dessa vez no município de Umbaúba, nos dias 27 e 28 de setembro. Os dados revelam que o ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) desponta como o líder das intenções de voto do eleitorado para a disputa pela prefeitura de Umbaúba, seguido pela Professora Guadalupe (PSC), provável pré-candidata dos Maravilha.
De acordo com o levantamento, Valdevan tem 26,8% da preferência, consolidando-se como o pré-candidato mais popular entre os entrevistados. Em segundo lugar, está a Professora Guadalupe, com 15,6%, seguida por Juliana Cardoso, com 8,4%, e o Professor Anderson, com 5,3%. A opção “Nenhum deles” obteve 13,8% das respostas, enquanto 30,1% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.
Vale destacar que o Professor Anderson Fontes Farias (PT) já foi prefeito do município, o que pode influenciar sua posição entre os eleitores. Por outro lado, o atual gestor, Humberto Maravilha (MDB), que se reelegeu em 2020, não poderá disputar uma nova eleição na cidade. Nesse contexto, a vice-prefeita Professora Guadalupe surge como um possível nome natural para representar o agrupamento nas eleições de 2024.
Juliana Cardoso, por sua vez, que também é do grupo situacionista, pertence a uma família influente na cidade, sendo que seu pai sempre esteve envolvido nas eleições, contribuindo com sua “estrutura” durante os pleitos. No entanto, as informações de bastidores são que Guadalupe será a escolhida.
Diante do desgaste da gestão atual e da popularidade de Valdevan na cidade, onde ele reside, o ex-deputado federal pode ter um caminho mais favorável do que o esperado para conquistar o comando da prefeitura de Umbaúba. A informação é que ele migrará de partido. Além disso, há rumores de que o Professor Anderson poderá se aliar a Noventa, indicando o vice em sua chapa.
Essa sondagem faz parte de uma série de pesquisas realizadas pela Realce em várias cidades de Sergipe, buscando fornecer um panorama mais abrangente das eleições no estado. Os próximos municípios a receberem os levantamentos incluem Aracaju, Lagarto, Frei Paulo, Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Estância, Riachão e Cristinápolis.
A pesquisa contou com a coleta de dados de 416 entrevistados e possui uma margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.