Faustinho Sobral
O empresário Faustinho Sobral (UB) é o terceiro entrevistado da tradicional coluna da Realce, que foi reciclada da sua versão impressa para os meios digitais.
À Realce, o empreendedor falou sobre sua trajetória, avaliou o cenário político de Itaporanga D’Ajuda e também deu detalhes sobre suas movimentações para as eleições 2024, para as quais se posiciona como um dos nomes cogitados.
Confira a entrevista completa:
Fale um pouco sobre a sua trajetória pessoal… Quem é Faustinho Sobral?
Sou Fausto Sobral, filho de Sérgio Sobral e Fátima Sobral, empresário, 42 anos, mais conhecido como Faustinho Sobral. Nasci em Aracaju/SE, mas cresci e fui criado em Itaporanga D’Ajuda, terra onde tenho muito afeto e carinho. Sou casado com Debora, com quem tenho uma filha, Maria Eduarda, meu maior tesouro. Comecei a trabalhar muito jovem, com 14 anos, e logo aprendi a empreender, me destacando como empresário no ramo Imobiliário e de Construção Civil.
Como tem sido a sua atuação empresarial em Sergipe e, principalmente, no município de Itaporanga?
O empreendedorismo no ramo imobiliário. Principalmente, no ramo de loteamentos horizontais, sempre foi um forte. Isso me proporcionou lançar vários empreendimentos no Estado de Sergipe, com destaque no Município de Itaporanga D’Ajuda. Tanto na sede do município, quanto no seu litoral, a exemplo da praia de Caueira. Toda essa experiência, me proporcionou ocupar cargos de destaques, como Vice- Presidente e Conselheiro Estadual do CRECI/SE, aumentando ainda mais os meus conhecimentos e experiência na área.
O seu interesse pela política começou desde a infância? Conte-nos como surgiu essa inclinação pela atuação política?
Sim, começou desde a infância! Tive o privilégio de conviver de perto com meu avô, Manoel Conde Sobral, que foi um grande homem e político de destaque em Sergipe. Além de prefeito da Cidade de Itaporanga, ele foi por quatro vezes Deputado Estadual e, também, Presidente do Banco do Estado de Sergipe – BANESE, dentre outros grandes feitos em nosso estado. Desse modo, cresci vendo a casa sempre cheia, com meus avós dando assistência à população, em busca de ajudar os mais carentes e isso foi me chamando atenção do que eu também queria: continuar esse legado e fazer a diferença, principalmente, para a população mais carente. Nos cargos públicos que já ocupei, sempre procurei adotar uma postura digna e de lisura, no trato com a coisa pública.
O que você destaca de positivo, em termos de realizações, da sua passagem como secretário do atual prefeito de Itaporanga?
Na minha passagem como Secretário de Obras, posso citar inúmeras realizações que ajudaram a melhorar a infraestrutura do Município de Itaporanga. Inauguramos mais de 19 obras estruturantes em nosso Município. Entre elas, posso citar: calçamentos nos Povoados Chan e Canecão, pavimentações nos povoados Nova Descoberta, Duro II, Mata do Ipanema, 08 de março, Povoado Campos e tantos outros. Perfurações de poços artesianos, operações tapa buracos em todo Município, entrega de salas de aulas e banheiros e escolas municipais, além de audiências públicas para apresentar projeto e aprovação do Zoneamento Costeiro do Povoado Caueira.
Quais são os maiores desafios que o futuro prefeito de Itaporanga precisa pautar?
Ser prefeito, de qualquer cidade, traz desafios que incluem a gestão financeira, para garantir que o orçamento seja equilibrado e, também, para que os recursos sejam alocados de maneira eficiente, para atender às necessidades da comunidade. Além disto, é fundamental garantir que os serviços públicos sejam acessíveis e que continuem a funcionar de forma correta. A geração de emprego e renda para a população precisa ser a nossa maior preocupação, buscando implantar mais indústrias e investimentos no turismo.
Como é a sua atuação, ao lado do deputado estadual Marcelo Sobral, ocupando a função de seu chefe de gabinete na Alese?
Tem sido bastante desafiador, porém muito satisfatório. Na Alese, já aprovamos diversas indicações e projetos em benefício do povo sergipano, em especial do povo querido de Itaporanga. As demandas são muitas, mas estamos conseguindo pautá-las, priorizando as mais urgentes. Sem dúvida, esse cargo é mais uma oportunidade para ganharmos experiência na esfera pública. Eu sou muito grato por isto!
Faustinho, qual a sua opinião sobre a postura da bancada de vereadores ligada a ex-prefeita Gracinha, que trabalhou contra a autorização de operação de crédito que garante o pagamento de salários de servidores da prefeitura?
Respeito a posição deles, mas não acho justa com os servidores. O que o prefeito e o secretário de finanças vêm buscando, é tentar que o nosso município não tenha demissão em massa, como já aconteceu diversas prefeituras. Vale ressaltar, que esse projeto já foi aprovado em várias Câmaras Municipais de Sergipe, além do Governo Estadual, onde já foi aprovado e executado esse tipo de operação financeira.
Faustinho Sobral coloca o seu nome à disposição do agrupamento liderado pelo prefeito Otávio Sobral, mirando a disputa pela prefeitura de Itaporanga?
Se o grupo entender que possuo o melhor nome, estarei à disposição para esta nova missão. Sob a liderança de Otávio, Marcelo e demais lideranças, me sinto preparado para concorrer à prefeitura de Itaporanga. O nosso objetivo é o mesmo, pois estamos no mesmo grupo e o nosso maior desejo é trazer, cada dia mais, melhorias para nossa amada cidade e sua população.
É possível construir um consenso, em torno de um único nome, entre todas as forças que atualmente fazem parte do bloco de situação em Itaporanga? Você descarta possíveis rompimentos?
Sim! É possível o consenso em torno de um único nome, pois apesar de sermos um grande grupo, com diversos nomes aptos para concorrer ao pleito, temos união e um único objetivo: o melhor para Itaporanga. Diferente da candidata opositora ao nosso agrupamento, que só tem o próprio nome no seu grupo. A prova maior disso, é que em todas as campanhas municipais e estaduais, ela sempre foi a candidata.
Sobre rompimentos, não vejo motivos para isso. Vamos escutar a todos, e na hora certa, escolhermos um nome de consenso do grupo para disputar a eleição.
Como está o seu diálogo com o vereador Felipe Sobral e, também, com o presidente FAESE, Ivan Sobral, que também pleiteiam concorrer à prefeitura?
Tenho um diálogo muito bom com os dois. Em 2016, votei em Anazilda, irmã de Ivan, para vareadora. Já em 2020, votei em Felipe para vereador, inclusive, estive junto com ele na sua eleição e reeleição para Presidente da Câmara.
Ivan vem fazendo um ótimo trabalho no SENAR – Federação da Agricultura e Presidência do Conselho do Sebrae. Já, Felipe, vem conduzindo os trabalhos daquela casa com bastante sabedoria e zelo, então acredito que iremos caminhar juntos na próxima eleição.