Faltando menos de um ano para as eleições municipais de 2024, o cenário político em Sergipe está se tornando um caldeirão de especulações e intensas movimentações, especialmente após pesquisas da Realce gerarem grande repercussão nos bastidores dos municípios, a exemplo de Lagarto, Itabaiana, e Itabaianinha.
Na capital, o cenário é similar, onde as mais diversas lideranças políticas começam a tornar as movimentações mais sólidas visando o pleito do próximo ano, que tende a ser um dos mais aguardados do estado.
Valmir Monteiro
O município de Lagarto, conhecido por suas eleições polarizadas, agora enfrenta uma crescente onda de favoritismo em torno do apelo popular por Valmir Monteiro (PSC), visando seu retorno ao comando da cidade, como aponta a mais recente pesquisa da Realce. Inclusive, o fato do levantamento ter consolidado o favoritismo dele entre a população impulsionou o ex-prefeito a se pré-candidatar. “Me preparando e querendo muito. Vou dar a volta por cima”, disse o ex-gestor, em um comentário no post da revista, que falava justamente sobre a repercussão do cenário favorável a ele para o pleito.
Valmir, Fábio e Gustinho
Diante desse cenário, Valmir está se preparando para as eleições do próximo ano. Inclusive, vários nomes estão sendo especulados para compor chapa com Monteiro, um deles é Fábio Frank, que teria tido uma conversa com o ex-prefeito. No entanto, Gustinho Ribeiro (Republicanos) afirma que o ex-secretário está 100% comprometido com o grupo. Até o momento, a Realce não conseguiu contato com FF em relação a essa questão.
Valmir, Fábio e Gustinho II
As especulações em torno desse cenário ganharam força após Fábio Frank, aliado de Gustinho, ter deixado o cargo de secretário municipal de Obras em meio a crescente tensão política no grupo.
Itabaiana
Em Itabaiana, Adailton Sousa (PL) tem uma boa preferência do eleitorado para continuar liderando a cidade, de acordo com resultados de pesquisa da Realce que, segundo informações, deram mais confiança para o prefeito. Conforme fontes da revista, o gestor teve conversas com lideranças estaduais e deverá ser o pré-candidato do grupo. E Valmir de Francisquinho (PL) vai disputar em Socorro ou permanece em Itabaiana?
Capela
Em Capela, o ex-prefeito Manoel Sukita (PT) está empenhado em recuperar o comando do município, mas enfrenta obstáculos que ameaçam sua pré-candidatura, incluindo a alegação de que seus principais oponentes políticos, Silvany Mamlak e Cristiano Cavalcante (UB), estão recorrendo a estratégias para sabotá-lo.
Capela II
Sukita fez acusações diretas à prefeita e ao deputado estadual, alegando que eles se encontraram com 12 vereadores com o propósito de pressioná-los a votar contra a aprovação de suas contas de 2005 na Câmara Municipal. Segundo o ex-gestor, a rejeição dessas contas é a única forma para excluí-lo da corrida eleitoral.
Aquidabã
Logo após a pesquisa da Realce mostrá-lo tecnicamente empatado dentro da margem de erro com Ana Helena, o ex-prefeito de Aquidabã, Eurico Souza, foi para a imprensa aracajuana, onde mostrou, em entrevistas, seu entusiasmou com o pleito, afirmando que tem uma clara vantagem e deverá obter êxito na disputa contra a pré-candidata da situação.
Aracaju
Na capital, apesar de novos nomes terem surgido para a disputa, Emília Corrêa (Patriota) segue com seu favoritismo consolidado. Em preparação para as eleições, a vereadora tem aumentado sua presença no cenário político, realizando reuniões estratégicas com figuras políticas influentes do estado, incluindo Eduardo (PL) e Edvan Amorim, Machado e Valmir de Francisquinho (PL). Além disso, ela está planejando uma viagem a Brasília nos próximos dias para definir sobre o partido para a disputa eleitoral.
Aracaju II
No próximo dia 17 de novembro, Aracaju receberá a visita do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB). Fontes internas indicam que sua presença na capital sergipana está relacionada ao ato de lançamento da pré-candidatura da deputada federal Yandra Moura (UB), para concorrer ao cargo de prefeita de Aracaju.
Gustinho X Bacelar
Ganhou repercussão nacional nos últimos dias o atrito entre os deputados federais João Carlos Bacelar (PL-BA) e Gustinho Ribeiro (Republicanos). O parlamentar pela Bahia acusa o sergipano de proteger controladores das Lojas Americanas na CPI das Americanas, e pediu uma “CPI da CPI” e desafio público em Aracaju ou em Lagarto, reduto eleitoral do lagartense, para discutir as acusações. A Realce realizará uma entrevista com João para trazer mais detalhes.
Gustinho X Bacelar
Ribeiro rebateu às acusações sugerindo que foi Bacelar quem “extorquiu os empresários envolvidos na investigação”. O parlamentar afirmou que João é conhecido por “práticas de extorsão e chantagem” e afirmou ainda que, a maioria dos membros do colegiado não concordou em transformar a CPI na situação que ele queria praticar.
Pesquisas da Realce
Até o momento, a Realce já publicou dez pesquisas de opinião pública voltadas para as eleições de 2024 em municípios sergipanos. Nos próximos dias, a revista continuará a divulgar novos levantamentos em Areia Branca, Estância, Simão Dias, Canindé e Aracaju. Esses resultados prometem impactar o cenário político dessas cidades, assim como as demais, oferecendo uma visão abrangente do que esperar nas eleições do próximo ano.
Pesquisas da Realce II
A Realce é reconhecida por sua notável taxa de precisão, alcançando 100% de assertividade ao prever os resultados de eleições municipais. Isso inclui acertos notáveis em 43 municípios no pleito de 2020, por exemplo. No ano de 2022, a revista conduziu apenas uma pesquisa para eleição majoritária, a qual indicou Valmir de Francisquinho (PL) como o primeiro colocado. É importante notar que as demais pesquisas divulgadas durante esse período foram realizadas por outras empresas.