Se as eleições fossem hoje, Emília Corrêa (Patriota) seria eleita como a prefeita de Aracaju, conforme a nova pesquisa de opinião pública da Realce para o pleito do próximo ano. A parlamentar emerge como uma pré-candidata sólida, liderando com folga, com cerca de 20 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado em quase todos os cenários.
Conforme o levantamento, em um deles, Emília lidera com 26,2% das intenções de voto, estando 18 pontos percentuais à frente de Katarina Feitoza (PSD), que alcança 8,4% de apoio. A delegada possui essa porcentagem quando Danielle Garcia não aparece no cenário estimulado. Brancos e nulos somam 17,3%, enquanto uma parcela significativa de 20,1% permanecem indecisos.
A sondagem aponta ainda uma média de apoio do eleitorado às candidaturas do PT, seja com Eliane Aquino ou Candisse Carvalho. Já Linda Brasil (PSOL) aparece bem, sendo a terceira colocada quando a secretária de Renda e Cidadania não é citada.
Uma dinâmica interessante é observada com Luiz Roberto (PDT), que aparece bem na sondagem. Porém, quando é apresentado como o possível candidato de Edvaldo, ele é o nome que chega mais próximo de Emília, alcançando 14,6% da preferência do eleitorado, mostrando que deverá disputar o segundo turno ao lado da vereadora, se realmente for lançado por Nogueira em busca de sua sucessão. Os outros nomes governistas, como Yandra Moura (UB), aparecem com números mais modestos. Fabiano Oliveira (PP), apesar de não fazer pré-campanha para prefeito, apenas ter dado poucas entrevistas sobre o tema, aparece com percentual semelhante ao da filha de André Moura (UB).
A pesquisa foi conduzida de
23 a 26 de outubro, com 1.416 coletas, uma margem de erro de 4% e um nível de confiança de 95%.
Este é o 11º levantamento da revista para as eleições de 2024, marcando a série de novas pesquisas da Realce, que é reconhecida por sua precisão nas eleições municipais. O veículo conduziu apenas uma sondagem para a disputa majoritária em 2022, indicando Valmir de Francisquinho (PL) como o primeiro colocado. Vale ressaltar que as demais nesse período foram realizadas por outras empresas e a revista apenas deu publicidade aos dados.
Nos próximos dias, a Realce continuará a divulgar novas pesquisas em cidades como Areia Branca, Estância, Simão Dias e Canindé, oferecendo uma visão completa do cenário político dessas localidades, assim como de outras regiões, em antecipação às eleições do próximo ano.