O Pré-Caju, principal prévia carnavalesca do país que acontece há 25 anos, é consolidado também como um termômetro político nos anos que antecedem as eleições. E, a partir de hoje, 3, quando inicia o carnaval fora de época, enquanto milhares de foliões se divertem, a classe política estará em movimentação.
A prévia sempre foi um palco para discussões políticas e, tradicionalmente, entre um bloco e outro, surgem debates acalorados sobre sucessões no governo e alianças. Dessa vez, a atenção se dá para a corrida à Prefeitura de Aracaju, já que o atual prefeito, Edvaldo Nogueira (PDT), encerrará seu mandato, e os olhares estão voltados para a sua sucessão.
Enquanto as lideranças analisam minuciosamente os possíveis candidatos de seus respectivos grupos, este é também o momento em que os nomes têm seu primeiro contato direto com volumosos números de eleitores.
O governador Fábio Mitidieri (PSD) e o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), devem marcar presença em camarotes exclusivos. O ministro Márcio Macedo (PT) demonstrou interesse em trazer outras autoridades do Governo Federal. Além disso, é esperada a participação de senadores, como Rogério Carvalho (PT), Laércio Oliveira (PP) e Alessandro Vieira (MDB), deputados federais, estaduais e diversas lideranças políticas, todos de olho nas possíveis pré-candidaturas que começam a ganhar forma.