Os três agitados dias do Pré-Caju, conhecido por ser um termômetro político crucial nos anos que antecedem as eleições, foram repletos de intensas movimentações políticas e conversas que geraram uma série de especulações sobre o pleito de 2024, principalmente em Aracaju. Contudo, algo que também atraiu muita atenção foi a notável ausência de opositores dos governos de Fábio Mitidieri (PSD) e Edvaldo Nogueira (PDT) nos bastidores do evento.
Dentre os nomes de oposição ao prefeito que estiveram notavelmente ausentes no Pré-Caju, a vereadora Emília Corrêa (Patriota), favorita para a disputa pela prefeitura de Aracaju, não compareceu ao evento, mas usou suas redes sociais para comentar sobre o acontecimento e compartilhar dicas de segurança para os foliões que participaram da maior prévia carnavalesca do país.
Outros opositores, como Ricardo Marques (Cidadania) e Rodrigo Valadares (UB), também foram notados por sua ausência no evento, que iniciou na última sexta-feira, 3, e foi finalizado ontem, 5.
Já dentre os opositores ao governador, o senador Rogério Carvalho (PT) não compareceu em nenhum dos três dias de Pré-Caju e se destacou como um nome frequentemente debatido, dada sua ferrenha oposição ao governo, na qual é a principal liderança opositora à gestão de Mitidieri, seguindo a posição oficial do diretório estadual do PT. Enquanto isso, os correligionários Márcio Macedo e Eliane Aquino deixaram novamente evidente sua proximidade política com Fábio nos camarotes, o que não foi bem recebido pela militância, já que a postura de ambos fugiu, mais uma vez, do limite da institucionalidade, potencializada pelas formações que são apresentadas previamente no Pré-Caju com disfarce de folia.
Vale ressaltar que Rogério não é um opositor direto de Edvaldo, e existem rumores nos bastidores sobre conversas entre os dois, já que há a possibilidade de o prefeito romper com Mitidieri e se aliar ao senador petista. Além disso, o deputado federal João Daniel (PT) também não marcou presença no evento, assim como os deputados estaduais Georgeo Passos (Cidadania) e Marcos Oliveira (PL). O único nome da oposição que o prestigiou foi a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), que curtiu a prévia ao lado de milhares de foliões na avenida.