A Realce, com seu histórico de precisão, destaca-se mais uma vez como uma referência confiável na análise das preferências eleitorais em Sergipe para 2024, gerando repercussão entre a população e uma maior movimentação nos bastidores. Desde que iniciou veiculação de pesquisas, há quase 13 anos, a revista não errou um único resultado em eleições municipais. Somente em 2020, foram 43 municípios sondados, com 100% de assertividade. No último pleito, ainda em 2021, o veículo realizou apenas uma sondagem, trazendo Valmir de Francisquinho (PL) à liderança na disputa pelo Governo do Estado. Os demais levantamentos divulgados posteriormente foram de institutos.
Para as eleições de 2024, a revista já realizou e divulgou levantamentos em diversos municípios, incluindo Itabaiana, Aquidabã, Itabaianinha, Lagarto, Tobias Barreto, Cristinápolis, Aracaju, Poço Verde, Umbaúba, Itaporanga D’Ajuda e muitos outros.
Nos próximos dias, a Realce continuará a divulgar novas pesquisas em cidades como Areia Branca, Estância, Simão Dias e Canindé, oferecendo uma visão completa do cenário político dessas localidades, assim como de outras regiões, em antecipação às eleições do próximo ano.
*Aracaju*
Aracaju foi o último município, até o momento, a receber o levantamento da Realce, que mostrou a liderança de Emília Corrêa (Patriota). O resultado chamou a atenção nos bastidores, sendo um dos assuntos que mais circulavam no Pré-Caju, por posicionar Luiz Roberto (PDT) como o segundo colocado que mais se aproxima da vereadora, quando apresentado como pré-candidato de Edvaldo Nogueira (PDT). Isso gerou confiança para o prefeito, que mantém o nome do secretário como a principal opção para a disputa.
*Lagarto*
Em Lagarto, a pesquisa revelou a sólida liderança de Valmir Monteiro (PSC), o que impulsionou a intenção do ex-prefeito de disputar a prefeitura. Ele mesmo chegou a confirmar a informação e a repercutir na imprensa de todo o estado. A resposta da comunidade nas redes sociais também foi imensa. Inclusive, apoiadores de adversários políticos do ex-gestor tentaram descredibilizar a revista, os mesmos que elogiavam a credibilidade do veículo.
À Realce, chegam informações de fontes do Judiciário em Brasília de que Valmir não poderá disputar a eleição. E, segundo aliados do ex-prefeito, o nome para substituí-lo deverá ser de Rafael Monteiro.
*Itabaiana*
Na cidade serrana, a sondagem da revista destacou a vantagem de Valmir de Francisquinho (PL) e Adailton Sousa (PL), levando o grupo de Luciano Bispo (PSD) a buscar melhores porcentagens devido à quantidade significativa de indecisos. O atual gestor ficou confiante em sua capacidade de disputar as eleições, enquanto o ex-prefeito continua liderando.
*Itabaianinha*
O atual vice-prefeito de Itabaianinha, Eraldo do Frigorífico, intensificou suas conversas com a oposição após aparecer na segunda colocação, enquanto Robson da Laranja, que deverá ser o candidato da situação, lidera.
*Poço Verde*
Após a sondagem da revista, Elmo da Soma vem correndo contra o tempo para percorrer por Poço Verde, pois estava mal posicionado em quarto lugar, atrás de Edna de Toinho de Dorinha e Roberto Barracão. Vale destacar que até entre ambos a pesquisa gerou um desentendimento, já que os recém-aliados firmaram um acordo de que o melhor posicionado nos levantamentos liderará a chapa. A Realce está preparando outro estudo eleitoral para a cidade.