O promotor Etélio de Carvalho Prado Junior foi anunciado como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) nesta sexta-feira, 17. Ele integrou uma lista tríplice, composta por Flaviano Almeida Santos e Alexandre Albagli Oliveira.
A nomeação para essa vaga segue a cota do quinto constitucional, que pertence ao Ministério Público de Sergipe (MPSE), tornando o processo altamente relevante no contexto do Poder Judiciário estadual.
A jornada para a escolha dos candidatos começou com uma lista inicial de 15 nomes. O Conselho Superior do Ministério Público de Sergipe (MP/SE) estreitou essa lista para uma lista sêxtupla, composta por seis promotores que se destacaram no processo. O procurador-geral do MP/SE, Manoel Machado, oficializou a lista sêxtupla ao presidente do TJ/SE, Ricardo Múcio, em 22 de setembro. E, em outubro, o Pleno do órgão realizou a votação e escolheu a lista tríplice.
A solenidade de nomeação do novo desembargador será realizada na próxima segunda-feira, 20, no Palácio Museu Olímpio Campos, em horário a confirmar.
Etélio, 48 anos, é bacharel em Direito pela UFS, pós-graduado em Ciências Criminais pelo Instituto Luiz Flávio Gomes, ingressou no Ministério Público de Sergipe em 2003. Atuou em diversas promotorias e desempenhou funções como diretor do Centro de Apoio Operacional da Educação, coordenador recursal da Procuradoria-Geral de Justiça e assessor da Coordenadoria-Geral do MP. Atualmente, é titular da 1ª Promotoria do Júri de Aracaju e secretário-geral do Ministério Público. Antes de entrar no MPSE, iniciou sua carreira no Tribunal de Justiça de Sergipe, sendo escrivão em várias localidades e assessor de desembargadores renomados.