Após o anúncio de Javier Milei como o novo presidente argentino, ontem, 19, líderes políticos da direita em Sergipe comemoraram o resultado nas redes sociais. Dentre eles, o deputado federal Rodrigo Valadares (UB) e o delegado André David (Republicanos).
Segundo Rodrigo, o líder argentino “representa esperança para todos que creem na liberdade de mercado, na redução do Estado e na defesa dos direitos individuais”. Ele ainda reforçou que a vitória de Milei é um sinal de que as ideias de direita estão ganhando força em toda a América Latina. “Parabéns, Javier Milei! Sua conquista é uma vitória para todos nós que defendemos a liberdade!”, finalizou.
Já André David comentou de forma comparativa: “Já vencemos no futebol, agora podemos vencer em tudo. Parabéns, Argentina! Tiveram que enfrentar desemprego alarmante, inflação de 148% ao ano… para aprender a lição. O bom aluno é aquele que aprende com os erros dos outros. Fica atento, Brasil!”.
A posse de Milei está marcada para 10 de dezembro, sucedendo o presidente atual, Alberto Fernández. Sergio Massa reconheceu a derrota nas eleições presidenciais e parabenizou o eleito por telefone, mesmo antes da divulgação oficial dos resultados do segundo turno.
Milei assegurou a vitória com 55,7% dos votos, superando os 44,3% de Sergio Massa. O libertário reverteu a situação contra seu oponente após ficar em segundo lugar no primeiro turno.
Suas principais propostas incluem a dolarização gradual da economia argentina, a redução dos gastos estatais e a privatização de empresas públicas. No âmbito trabalhista, propõe o fim das verbas rescisórias para diminuir os custos trabalhistas. As propostas mais polêmicas são na área de segurança, em que propõe a desregulamentação do porte de armas e a militarização das prisões.