O senador por Sergipe, Alessandro Vieira (MDB), marcou presença ontem, 3, no lançamento da Bancada Pelo Planeta durante a COP28. O chamado internacional visa unir legisladores globalmente, direcionando o foco para florestas, biomas e estratégias proativas contra os efeitos das mudanças climáticas.
Em suas palavras, Vieira destacou uma reflexão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um evento com a sociedade civil, ressaltando a interconexão entre os desafios climáticos e as desigualdades sociais. “Nós não vamos vencer os desafios climáticos sem vencer os desafios das desigualdades entre as pessoas”, disse, ao ressaltar a importância de olhar para as pessoas ao abordar questões ambientais.
Essa mobilização integra as iniciativas da Frente Parlamentar dos Direitos Indígenas do Brasil e da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional. Seu propósito é fortalecer políticas climáticas em parlamentos globais, buscando avanços em áreas cruciais, como proteção da biodiversidade e inclusão dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais nas discussões e soluções climáticas.
Diante da pior seca registrada na história da Amazônia e do recorde de temperatura no Brasil, atingindo 53ºC no Rio de Janeiro, a Bancada Pelo Planeta se destaca como um apelo global pela proteção ambiental. Seu objetivo é mobilizar o mundo em prol da preservação das florestas e de suas comunidades, reconhecendo a vital importância desse ecossistema global.