Se as eleições fossem hoje, o ex-prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PSD), retornaria ao comando do município com uma vantagem expressiva sobre seus concorrentes, conforme indicam os números da nova pesquisa de opinião pública da Realce, que seguem resultados semelhantes da maioria de institutos que publicaram levantamentos sobre a cidade.
De acordo com a sondagem, Airton lidera isolado as intenções de votos válidos, excluindo brancos e nulos, com 62,8%. Em segundo lugar, em desvantagem considerável para a reeleição, está o atual prefeito Alberto Macedo (MDB), com 24% da preferência do eleitorado. Danilo Segundo (PT), posicionando-se como uma terceira via, obteve 13,2%.
Além de medir as preferências, a pesquisa também revelou dados sobre a rejeição dos possíveis candidatos no município. Neste cenário, Alberto lidera com mais do que o dobro da rejeição de Airton, registrando 35,9% contra 12,4%. Danilo está em segundo lugar nesse quesito, com uma rejeição de 15,1%. Brancos e nulos somam 12,6%, enquanto os indecisos atingem 24%.
O levantamento, conduzido nos dias 1º e 2 de dezembro, contou com a participação de 526 entrevistados. A margem de erro é de 4%, e o nível de confiança alcança 95%.
A pesquisa da Realce, reconhecida por sua precisão em resultados de disputas municipais, é mais uma adição à série de sondagens do veículo para as eleições de 2024.
Ao longo de quase 13 anos de veiculação de pesquisas, a revista não errou um único resultado em eleições municipais. Em 2020, por exemplo, foram 43 municípios sondados, com 100% de assertividade. No último pleito, ainda em 2021, o veículo conduziu apenas uma sondagem, indicando Valmir de Francisquinho (PL) como líder na disputa pelo Governo do Estado. Os demais levantamentos divulgados posteriormente foram de outros institutos.