Valmir Monteiro, caso consiga liberação jurídica para disputar a prefeitura de Lagarto em 2024, deverá ser um candidato imbatível. Como mostram os números da última pesquisa da segunda rodada de sondagens da Realce no município, ele venceria a eleição com grande margem. No entanto, há incertezas judiciais de que possa se candidatar. E, sem o ex-prefeito no cenário, os seus eleitores indicam, no momento, que rejeitam o nome do grupo de Gustinho Ribeiro (Republicanos), que seria Rafaela Ribeiro (Republicanos), ficando parte indecisa, e a outra, curiosamente, migrando para Sérgio Reis (PSD), fazendo-o crescer ainda mais na liderança.
No levantamento, ao substituir Valmir por seu filho, Rafael Monteiro, que deverá ser o candidato do seu grupo, observa-se uma transferência de votos mínima. No entanto, ao mencionar Andresa, esposa do ex-prefeito, como sua substituta, ela consegue uma votação mais expressiva.
Conforme a sondagem, em um dos cenários, Valmir lidera isolado a preferência do eleitorado com 33,7%, enquanto Sérgio Reis aparece em segundo, tendo 20,2% das intenções de voto. Já Rafaela surge em terceiro, com 13,1%. Matheus Corrêa (Cidadania) conta com 3,1%; Juquinha do PT, 3,2%; Prefeitinho (PDT), 2,4 %; e Luíza Ribeiro (PP), 1,2%. Brancos e nulos somam 7,8%, enquanto 15,3% ainda estão indecisos.
Já em outro cenário, quando Rafael é citado no lugar de Valmir, a preferência do eleitorado muda. Sérgio lidera com 28,4%, enquanto Rafaela sobe para a segunda posição, tendo 13,2%, e o filho do ex-prefeito vai para a terceira colocação com 10,6%. Os demais possíveis candidatos apresentam números semelhantes, enquanto a taxa de indecisos sobe para 25%, e brancos e nulos para 10,3%.
Nos demais cenários, em confrontos reduzidos, Valmir também lidera, mas, quando substituído, seja por seu filho ou sua esposa, vê uma significativa mudança da preferência do eleitorado. Em um deles, Andresa é a que melhor se posiciona, com 20,3% contra 28,8% de Sérgio, enquanto Rafaela Ribeiro permanece em terceiro com 13,9%. Brancos e nulos chegam a 28,6%, e indecisos a 8,4%. Já quando Rafael é colocado em seu lugar, sua maior porcentagem foi 16,2%, ficando em segundo e a frente da possível candidata de Gustinho.
Esta pesquisa, conduzida nos dias 4 e 5 de dezembro pela Realce, é uma das últimas da série de sondagens da revista para as eleições de 2024 que será divulgada ainda neste ano. Com 458 coletas, o levantamento possui margem de erro de 4%, e o intervalo de confiança de 95%.