A Realce divulga hoje, 19, sua última pesquisa de opinião pública realizada neste ano para as eleições 2024 em Aracaju, onde mostra novamente que o pré-candidato de Edvaldo Nogueira (PDT) deverá disputar o segundo turno contra a vereadora e favorita, Emília Corrêa (PRD). O levantamento traz a parlamentar isolada na liderança em todos os cenários, e o possível candidato do prefeito em segundo.
Conforme a sondagem, em um deles, Emília lidera com 24,9% das intenções de voto, estando mais de 16 pontos percentuais à frente de Luiz Roberto (PDT), que alcança 8,2% da preferência do eleitorado, sendo o pré-candidato governista que melhor se posiciona no levantamento.
E, quando apresentado como o possível candidato de Edvaldo, ele é o nome que chega mais próximo de Emília, com 15,3% de apoio, mostrando que deverá disputar o segundo turno ao lado da vereadora, se realmente for lançado pelo prefeito para a disputa. Neste cenário, Corrêa segue na liderança, apesar de reduzir sua vantagem, com 24,1% das intenções de voto.
Os demais nomes, como Katarina Feitoza (PSD), Danielle Garcia (Podemos), Eliane Aquino (PT), Candisse Carvalho (PT), Yandra Moura (UB), Linda Brasil (PSOL) e Niully Campos (PSOL) apresentam uma média de apoio nos diferentes cenários (confira nos gráficos).
No entanto, é importante destacar uma dinâmica interessante observada na sondagem. Em relação ao último levantamento da Realce na cidade, Luiz Roberto e Candisse foram os nomes que mais cresceram, enquanto Yandra segue sem conseguir emplacar e os demais reduziram seus percentuais.
A pesquisa foi realizada nos dias 7 e 9 de dezembro, com 1.448 coletas. A margem de erro é de 4%, e o nível de confiança é de 95%.
A revista também fez estudos qualitativos e pesquisas quantitativas com diversos outros cenários, como com o nome de Valmir de Francisquinho (PL). No entanto, esses levantamentos foram apenas para consumo interno, já que, por exemplo, o ex-prefeito de Itabaiana deverá mesmo disputar a prefeitura da cidade serrana. Porém, a Realce tentou identificar para onde migrariam seus votos, e de quais possíveis candidatos ele tiraria votação, dentre outras informações.