O deputado federal João Daniel (PT) emitiu um alerta nesta manhã aos prefeitos sergipanos sobre uma reunião convocada para ainda hoje, 18, pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), que, segundo o parlamentar, visa acelerar a privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Em declaração, João expressou sua preocupação e argumentou contra a privatização, enfatizando o compromisso com a defesa da água como um direito da população, não como um negócio.
“Tenho um compromisso como cidadão, deputado federal e presidente do Partido dos Trabalhadores em Sergipe, de defender a água como um direito da população, não como negócio. O saneamento deve ser cuidado pelo Estado como política de Estado a serviço da sociedade brasileira”, enfatizou.
O deputado ainda criticou a falta de empenho do governador em buscar financiamento para atingir a meta de 100% de saneamento em Sergipe, enfatizando o interesse na privatização em detrimento do investimento público.
Ao abordar a reunião programada para o dia, João Daniel alertou os prefeitos sobre as possíveis consequências da privatização, prevendo aumento nas contas e desabastecimento de água em regiões mais pobres de Sergipe. Ele conclamou os prefeitos, a Assembleia Legislativa e todos os setores comprometidos com a natureza, a vida e o saneamento a lutarem contra esse processo que, segundo o petista, é danoso para o estado.
Os membros do Colegiado Microrregional foram convocados para participar da 1ª Assembleia Ordinária do Colegiado da MAES, que será realizada hoje, às 15 horas, no auditório do Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec), em São Cristóvão.
São membros integrantes do Colegiado Microrregional os municípios de: Amparo do São Francisco; Aquidabã; Aracaju; Arauá; Areia Branca; Barra dos Coqueiros; Boquim; Brejo Grande; Campo do Brito; Canhoba;
Canindé de São Francisco; Capela; Carira; Carmópolis; Cedro de São João; Cristinápolis; Cumbe; Divina Pastora; Estância; Feira Nova; Frei Paulo; Gararu; General Maynard; Gracho Cardoso; Ilha das Flores; Indiaroba; Itabaiana; Itabaianinha; Itabi; Itaporanga d’Ajuda; Japaratuba; Japoatã; Lagarto; Laranjeiras; Macambira; Malhada dos Bois; Malhador Maruim; Moita Bonita; Monte Alegre de Sergipe; Muribeca;
Neópolis; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora de Lourdes; Nossa Senhora do Socorro; Pacatuba; Pedra Mole; Pedrinhas; Pinhão; Pirambu; Poço Redondo; Poço Verde; Porto da Folha; Propriá; Riachão do Dantas; Riachuelo; Ribeirópolis; Rosário do Catete; Salgado; Santa Luzia do Itanhy; Santana do São Francisco; Santa Rosa de Lima; Santo Amaro das Brotas; São Cristóvão; São Domingos; São Francisco; São Miguel do Aleixo; Simão Dias; Siriri; Telha; Tobias Barreto; Tomar do Geru; e Umbaúba.