Em meio a uma corrida eleitoral que ainda reflete a polarização entre esquerda e direita, especialmente entre os apoiadores do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as movimentações estratégicas para a prefeitura de Aracaju começam a tomar forma e buscam estar alinhadas com uma dessas parcelas para terem força. A vereadora Emília Corrêa (PRD), por exemplo, articula por alianças sólidas para fortalecer sua pré-candidatura, e entre esses apoios, destaca-se o de Rodrigo Valadares (UB).
O deputado federal torna-se peça chave na possível aliança com a parlamentar. Isso porque, com uma trajetória marcada por alinhamento às pautas bolsonaristas, apresentando um discurso fundamentado em valores tradicionais e na defesa incisiva da família, além de outras bandeiras caracteristicamente alinhadas à direita, Rodrigo representa uma influência significativa sobre a base de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no estado.
Essa afirmação encontra respaldo nos mais de 49 mil votos conquistados por ele nas eleições de 2022, principalmente entre os bolsonaristas. Esse expressivo apoio resultou em sua eleição como deputado federal por Sergipe, conferindo-lhe, posteriormente, um destacado reconhecimento nacional, especialmente pela sua incansável defesa fervorosa do ex-presidente.
Por essa razão, nesse cenário, a aliança entre Rodrigo e Emília, que já foi confirmada à Realce pelo próprio deputado, pode consolidar o respaldo desse eleitorado à pré-candidatura da vereadora, que hoje é a grande favorita na disputa, contando, principalmente, com apoio dos conservadores e evangélicos.