Enquanto os foliões se preparam para as festividades do Carnaval, a classe política está de olho nos alinhamentos eleitorais e na medição de sua popularidade entre a população, já que esta manifestação popular une todas as raças, classes sociais, gêneros e vieses ideológicos.
Conscientes disso, assim como acontece tradicionalmente nos dias de Pré-Caju, e em demais festividades carnavalescas, como o badalado carnaval de Barra dos Coqueiros, a Barra Folia, os políticos aproveitam o clima para se aproximar do eleitorado e reforçar alianças.
Para eles, a festa é uma oportunidade única de se conectar com o público de forma descontraída e informal. Durante os desfiles de blocos, shows artísticos em palcos fixos e arrastões com trios elétricos, eles circulam entre os foliões, distribuindo sorrisos, cumprimentos e muitas promessas.
É um momento crucial para conquistar votos. No entanto, a tarefa é duríssima para uma grande parcela da turma que se tranca nos gabinetes climatizados durante todo o ano e não possui proximidade com a população, enquanto que, do outro lado, é um movimento fácil para quem está diariamente em contato com o povo, sem quaisquer dificuldade.
O Rasgadinho, principal festa de Aracaju, é um dos pontos em que tais figuras estarão presentes para testar a popularidade, já que o evento, assim como a Barra Folia, promete reunir milhares de foliões. Ambos serão realizados até a próxima terça-feira, 13, quando posteriormente muitos grupos políticos darão o pontapé definitivo para o pleito deste ano, após avaliarem a notoriedade com o público.