Durante os dias de Carnaval em Aracaju e no interior do estado, milhares de foliões celebraram com entusiasmo. Enquanto isso, nos bastidores, diversas lideranças políticas aproveitaram a festa para testar sua popularidade e se aproximar do eleitorado, reconhecendo a importância desse momento crucial para angariar votos.
Candisse e Rogério
Um dos fatos mais marcantes da folia deste ano foi a intensa movimentação protagonizada por Rogério Carvalho (PT) e Candisse Carvalho (PT), que deverá disputar a prefeitura de Aracaju nas eleições deste ano. Eles participaram do Rasgadinho e foram calorosamente recebidos pelo público, registrando esses momentos com fotos ao lado do povo, de Camilo Daniel (PT), João Daniel (PT) e Fabiano Oliveira (PP). Em Neópolis, ao lado do prefeito Célio, também foi nítida a simpatia dos locais, com abraços calorosos e pedidos de fotos aos políticos que pareciam ídolos para os populares.
Edvaldo e Luiz Roberto
Assim como nos dias de Pré-Caju, realizado em novembro do ano passado na capital, o pré-candidato de Edvaldo Nogueira (PDT), Luiz Roberto (PDT), aderiu à festa novamente com o objetivo de transmitir uma imagem mais descontraída, buscando quebrar o perfil engessado que transmite à população. Ele, ao lado do prefeito, foi visto cumprimentando as pessoas nas ruas em algumas fotos compartilhadas nas redes sociais, e em outras, dançando ao lado de Fábio Mitidieri (PSD) e Jorginho Araújo.
Emília
Com um perfil mais conservador, a vereadora Emília Corrêa (PRD), favorita na disputa pela prefeitura da capital, optou por não curtir o Carnaval. Em suas redes sociais, a parlamentar apenas compartilhou dicas de cuidados importantes para que os foliões pudessem aproveitar a festa com segurança e respeito.
André Moura
Em Itaporanga, o tradicional arrastão de Carnaval não foi realizado, mas houve o bloquinho do “Bora Primo”, que “curiosamente” é o apelido do pré-candidato a prefeito no município, apoiado pelo deputado Marcelo Sobral. No local, todos estavam usando bonés do União Brasil, com o número 44, levantando questionamentos sobre se André Moura, presidente estadual do partido, estaria realizando campanha eleitoral antecipada. A mesma situação foi repetida por AM em Simão Dias, Pirambu e Neópolis. Em todas as ocasiões, ele estava ao lado de seus aliados e lideranças.
Yandra
Sua filha, a deputada federal Yandra Moura (UB), aproveitou a oportunidade e se movimentou por bairros da capital, como Olaria, 17 de março, São Conrado e Santos Dumont, tentando se aproximar mais das comunidades, mas, assim como seu pai, cercada apenas de lideranças políticas.
Mitidieri
Mitidieri marcou presença em Estância, durante o Verão Sergipe, e no Rasgadinho, em Aracaju, onde passou a maior parte do tempo ao lado de outros governistas. Durante a folia, quando não era ignorado pelo público, o governador enfrentou duras cobranças por ações em sua gestão.
Katarina e Danielle
Um dos fatos que chamaram atenção foi a ausência dos nomes femininos do grupo governista para as eleições 2024 entre as lideranças do bloco que curtiram a folia na capital. Katarina Feitoza (PSD) não compartilhou nenhum registro do Carnaval, apenas sua equipe apareceu em vídeos de campanha, enfatizando o respeito e a igualdade. Da mesma forma, Danielle Garcia (MDB) também não foi vista nas festividades.
Linda Brasil e Niully
A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) não participou da folia devido ao luto recente pelo falecimento do pai. Enquanto isso, Niully Campos, pré-candidata a prefeita pelo PSOL, também não compartilhou nenhum registro nas redes sociais durante o período do Carnaval.
Márcio Macedo
O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo (PT), escolheu não participar da folia em Aracaju. Este afastamento é resultado do escândalo nacional que envolveu sua presença e de seus assessores no Pré-Caju, fazendo-o temer represálias dos foliões.