Revista Realce
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
Sem resultados
Ver todos os resultados
Revista Realce
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Governos estadual e municipal concentram-se mais na superficialidade do espetáculo do que em ações efetivas para o povo

Estratégia, adotando a política do pão e circo, parece ser uma tentativa de desviar a atenção dos problemas persistentes no estado e na capital.

17/02/2024
Em Notícias
Governos estadual e municipal concentram-se mais na superficialidade do espetáculo do que em ações efetivas para o povo

Em pouco mais de um ano de governo, a gestão de Fábio Mitidieri (PSD) já é considerada por especialistas como a maior administração privatista da história de Sergipe, com o estado sendo entregue aos poucos ao setor privado em um verdadeiro balcão de negócios, enquanto os servidores públicos, a população e serviços essenciais são sucateados.

Antes de ser eleito, saindo de terceiro para primeiro lugar, em uma eleição marcada pelo abuso de poderes político e econômico, as propostas de Mitidieri foram centralizadas em cinco desafios: Erradicar a pobreza extrema e a fome em Sergipe; Acelerar o Desenvolvimento Econômico e gerar emprego e renda para as pessoas; Assegurar o avanço das Políticas Públicas e a garantia dos direitos fundamentais; Assegurar o protagonismo e envolvimento das pessoas; e, Assegurar a eficácia, eficiência e efetividade da gestão estadual e a valorização dos servidores.

Após a posse, o governador manteve o discurso com as prioridades estabelecidas. Porém, na geração de emprego, por exemplo, ele ainda não cumpriu e nem deu nenhum vislumbre de que esse problema será resolvido durante sua gestão. No estado, mais de 130 mil sergipanos encontram-se, neste momento, desempregados e quase meio milhão de trabalhadores estão subutilizados, conforme dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

E na educação a categoria segue na bronca. Fábio deu o pior reajuste ao magistério, com 2,5%; fez PSS para, praticamente, todas as áreas da pasta; reduziu em 36% os investimentos para merenda; entre tantos outros pontos negativos.

Na saúde, ele ainda não se pronunciou sobre a recuperação dos hospitais regionais e sobre o Hospital do Câncer de Sergipe, que as obras não saem do papel há 12 anos. Além disso, segue sem dar o piso integral da enfermagem para a categoria no estado.

Na economia, Fábio não apresentou propostas de melhorias para a Deso, apenas fala em PPP ou concessão ao setor privado. Ele também mascarou um aumento do ICMS, através da manobra de subir a alíquota para 22% e depois reduzir para 19%.

Esses são apenas alguns dos diversos pontos que estão sem ações concretas para melhorias, por parte da gestão do pessedista que, ao contrário do que prometeu, anda em passos lentos para ter um bom mandato. Enquanto isso, ele investe em campanhas publicitárias que pintam sua gestão com tintas de sucesso, com grandes festas e eventos, como o Verão Sergipe e o Arraiá do Povo, por exemplo. Elas, claro, são importantes, mas existem tantas outras prioridades que, com os recursos investidos, poderiam estar sendo sanadas.

Essa estratégia parece ser uma tentativa de desviar a atenção dos problemas persistentes no estado, que não se resumem apenas aos pontos citados acima, como também em outras áreas essenciais, criando uma narrativa de que tudo está bem e sob controle, apesar das evidências em contrário.

Da mesma forma acontece em Aracaju, em que, à medida que o mandato do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) se aproxima do fim, uma pergunta persiste: foi cumprido o dever para o qual foi eleito e reeleito? Em meio a uma profusão de eventos festivos, campanhas publicitárias e anúncios grandiosos, a sensação entre os aracajuanos é a de que a administração municipal também se concentrou mais na superficialidade do espetáculo do que nas ações concretas que impactam a vida dos cidadãos.

Nesse contexto, destaca-se a preocupante falta de planejamento urbano em Aracaju, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana e à ausência de um sistema de transporte público licitado. A instalação do Consórcio do Transporte Público em 2023, ao lado de outros gestores da Grande Aracaju, representou um passo significativo, finalmente delineando o formato do sistema de transporte coletivo na região metropolitana. No entanto, é crucial ressaltar que as discussões para sua implementação iniciaram em 2018, evidenciando um longo período de inércia e atraso na execução de medidas essenciais para a melhoria neste setor na cidade.

O gestor municipal fez repetidas promessas de apresentar o edital para a licitação do transporte público, comprometendo-se a fazê-lo até o mês de março deste ano. No entanto, essa mesma promessa já foi feita em diversas ocasiões, especialmente durante suas campanhas eleitorais anteriores. O não cumprimento ao longo do tempo tem minado a confiança da população, que gradualmente perde a esperança de que essa mudança tão necessária e esperada de fato aconteça ainda em sua gestão.

Matéria Anterior

Furo da Realce sobre articulação de Belivaldo com PSDB ganha repercussão

Próxima Matéria

PT Nacional quer diretório de Aracaju disputando prefeitura; partido apoiará integralmente decisão local

Próxima Matéria
PT Nacional quer diretório de Aracaju disputando prefeitura; partido apoiará integralmente decisão local

PT Nacional quer diretório de Aracaju disputando prefeitura; partido apoiará integralmente decisão local

Mais Populares

  • Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    1291 compartilhamentos
    Compartilhe 516 Tweet 323
  • Exclusivo: documento aponta que Luiz Roberto foi demitido da Petrobras por favorecer empresa de irmão

    866 compartilhamentos
    Compartilhe 346 Tweet 217
  • Acompanhe ao vivo o julgamento de Valmir de Francisquinho

    860 compartilhamentos
    Compartilhe 344 Tweet 215
  • Lagarto: três vereadores que buscam a reeleição e Marlene Menezes lideram a disputa pela vereança em nova pesquisa

    838 compartilhamentos
    Compartilhe 335 Tweet 210
  • TSE julga nesse momento registro de candidatura de Valmir de Francisquinho

    805 compartilhamentos
    Compartilhe 322 Tweet 201
Revista Realce

© 2022 Revista Realce. Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde

© 2024 Revista Realce. Todos os direitos reservados. Jornalista responsável: DRT 1691/SE. Tel.: (79) 99660-5697

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?