Como já abordado em exclusiva da Realce, Eduardo Amorim (PL) disputa, em Brasília, o comando do PSDB Sergipe, partido pelo qual já foi senador, contra Belivaldo Chagas (PSD), Fábio Mitidieri (PSD), Laércio Oliveira (PP) e André Moura (UB). A informação foi confirmada pelo deputado federal Thiago de Joaldo (PP), também citando Edvaldo Nogueira (PDT). O parlamentar tinha a sigla tucana sob seu controle até o último dia 10, através de seu irmão, o prefeito de Itabaianinha, Danilo de Joaldo.
Da mesma forma que Thiago, que já manifestou seu apoio à pré-candidatura de Emília Corrêa (PRD) à prefeitura de Aracaju, Eduardo também é uma das lideranças do estado que endossam o nome da parlamentar para a disputa.
Por essa razão, o sistemão, que vem se unindo contra as pré-candidaturas de oposição, tendo como um dos alvos Candisse Carvalho (PT), que vem sofrendo ataques midiáticos e articulações desleais nos bastidores, se uniu para retirar o controle do partido das mãos do ex-senador. O principal objetivo é desvincular a sigla do projeto político da vereadora e enfraquecer sua pré-candidatura, impedindo que ela seja candidata pela legenda.
Dentre os nomes do sistemão que articulam na capital federal, destaca-se o ex-governador Belivaldo, que, como também antecipado em matéria da Realce que ganhou uma grande repercussão, almeja assumir a liderança da sigla para indicar o vice na chapa de Yandra Moura (UB) na disputa pela prefeitura.
No entanto, as novas informações obtidas pela Realce são de que Amorim já venceu a quebra de braço contra o sistemão. O veículo terá a confirmação até a próxima terça-feira, 27, com exclusividade.