Na próxima sexta-feira, 1º, está marcada a eleição da Comissão Executiva da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que será realizada por meio de votação eletrônica. O pleito determinará os integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais para a gestão 2024-2027.
De acordo com o Estatuto da CNM, o edital de convocação das eleições foi enviado por carta registrada a todos os Municípios aptos a votar, além de ter sido divulgado por SMS e e-mail.
A comissão teve a inscrição de duas chapas para a disputa. Foram elas: Chapa 01 – CNM Independente, tendo como candidato à presidência Paulo Ziulkoski; Chapa 02 – CNM com Renovação, com Julvan Lacerda como candidato à presidência.
Paulo Ziulkoski, à frente da CNM, destacou-se pela busca incessante de melhorias para os municípios e cidadãos brasileiros, nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e auxílio aos prefeitos. Durante sua gestão, foram conquistados mais de R$ 1,3 trilhão em benefícios para os municípios; a criação da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, considerado o maior evento da América Latina, que reúne gestores municipais de todo o Brasil para debater e reivindicar melhorias; e a primeira mobilização a favor do aumento do FPM.
Por sua vez, Julvan Lacerda, ex-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), disputará a presidência da CNM com Paulo. É a primeira vez em 44 anos de história da confederação que não há uma chapa de consenso, o que implica em uma disputa entre ambos. Nos últimos 27 anos, Ziulkoski comandou a entidade por 22.