Ao longo de toda esta sexta-feira, 1º, os prefeitos filiados à Confederação Nacional de Municípios (CNM) poderão dar o voto e contribuir para o fortalecimento do movimento, com a eleição da Comissão Executiva para a gestão 2024-2027. A votação será realizada de forma eletrônica, através do link: http://www.eleicoescnm2024.com.br/. Ela define os cargos para o Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais, além do presidente e do vice.
O direito ao voto é concedido aos representantes legais dos municípios que contribuem com a CNM há mais de seis meses consecutivos, além dos atuais membros dos Conselhos e Representantes Regionais.
Para participar, basta acessar o site com o seu CPF ou CNPJ da prefeitura, além da senha que foi enviada por correspondência, e-mail ou SMS. Após o acesso, escolha a chapa desejada e confirme o seu voto.
O edital de convocação das eleições foi enviado por carta registrada a todos os Municípios aptos a votar, além de ter sido divulgado por SMS e e-mail, conforme previsto no Estatuto da CNM.
A eleição da CNM é importante porque determina quem liderará uma organização, que vem sendo conduzida de forma independente e apartidária, e que representa os interesses dos municípios brasileiros, influenciando políticas públicas e decisões governamentais que afetam diretamente as cidades e suas comunidades. Duas chapas se inscreveram para a disputa, inclusive, o atual presidente, Paulo Ziulkoski, que busca a reeleição.
Em 2023, por exemplo, os milhares de gestores pelo país enfrentaram desafios com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) devido à redução da arrecadação, porém, a CNM demonstrou habilidade ao gerir essa crise, garantindo uma condução eficaz em benefício das cidades.