Desde o retorno de Lula à presidência em 2022, uma aura de esperança revigorou o Partido dos Trabalhadores, impulsionando sua determinação em buscar uma retomada histórica nas capitais. Até o momento, os petistas reconhecem a necessidade de candidaturas próprias em 13 delas, com Aracaju destacando-se como uma das prioridades.
Um dos objetivos da sigla é direcionar seus esforços para cidades onde as eleições têm potencial para avançar para o segundo turno, como na capital sergipana, onde há uma alta probabilidade de que o cenário político de 2022 se repita em 2024, com Candisse Carvalho (PT) seguindo os passos de Rogério Carvalho (PT) que, no último pleito, obteve quase 600 mil votos.
Vale destacar que a jornalista, que teve sua pré-candidatura oficializada no último sábado, 9, tem sido uma grande surpresa dentro da esquerda, conquistando amplo apoio tanto da militância quanto da base lulista, destacando-se como o nome que mais cresceu nos últimos meses para a disputa.
Diante de sua crescente influência, a pré-candidatura de Candisse é crucial não apenas para Aracaju e Sergipe, onde a sigla busca retomar seu protagonismo, mas também tem relevância nacional, visto que representa uma oportunidade significativa para o PT expandir seu alcance e conquistar o maior número possível de prefeituras nas capitais do país, em um momento crucial de retomada e fortalecimento da sigla.